sábado, 30 de junio de 2018

“Vocês não queriam ser presos pela ditadura? Agora estão sendo” | Brasil | EL PAÍS Brasil

“Vocês não queriam ser presos pela ditadura? Agora estão sendo” | Brasil | EL PAÍS Brasil

“Vocês não queriam ser presos pela ditadura? Agora estão sendo”

EL PAÍS reconstitui a detenção de 21 manifestantes antes de protesto 'Fora, Temer' em SP no dia 4

Juiz considerou a detenção ilegal 24 horas depois e mandou soltar o grupo


O encontro estava marcado para ocorrer na estação do metrô Consolação a uma da tarde do último domingo. Ali, cerca de dez pessoas se reuniriam para, juntas, seguirem para a manifestação que ocorreria em poucas horas na avenida Paulista pedindo pelo fora Temer. "As pessoas estavam com medo de ir a manifestações, principalmente as mulheres", relatou uma das pessoas do grupo. "Por isso combinamos de irmos juntos". Eles não se conheciam pessoalmente. Haviam se encontrado em um grupo de discussão no Facebook, formado a partir de um evento convocando para outra manifestação que ocorrera dias antes.
Enquanto a manifestação ocorria na Paulista, 21 pessoas estavam detidas.
Enquanto a manifestação ocorria na Paulista, 21 pessoas estavam detidas.  REUTERS

Embora o protesto do domingo estivesse marcado para acontecer ali na mesma avenida onde fica a estação Consolação, o grupo seguiu para o centro Cultural São Paulo, que fica na estação Vergueiro do metrô, a três quilômetros de distância, para encontrar os demais. O trajeto, feito a pé, foi acompanhado por um helicóptero da Polícia Militar ao menos da metade do caminho até o final.
Chegando ao Centro Cultural São Paulo, um prédio amplo, de pé direito alto, alguém do grupo levantou a suspeita de que eles estavam sendo vigiados por "dois senhores, que estavam ali tirando fotos". Os manifestantes saíram do centro e sentaram-se no chão, em frente à entrada, para esperar pelos outros. Foi quando, por volta das 15h30, cerca de 30 policiais militares portando "armamento pesado" chegaram. "Mandaram a gente levantar e encostar na grade". Sobre as cabeças, o helicóptero da PM seguia sobrevoando.
Os policiais começaram então o interrogatório. "Perguntaram onde a gente ia e por que a gente se manifestava", disse outro membro do grupo. "As meninas foram então levadas para uma revista íntima dentro do banheiro do metrô Vergueiro", disse uma delas. "Tive que tirar toda a roupa diante das policiais femininas". Os ouvidos pela reportagem não relataram episódios de violência física.
À essa altura, as mochilas de todos eles já haviam sido revistadas e estavam sob domínio dos policiais. "Eu perguntava o que a gente tinha feito e eles só diziam que era 'ordem de cima'", relata. Os celulares também foram confiscados pela polícia que, em seguida, devolveu o aparelho para apenas um deles: Willian Pina Botelho, ou Balta Nunes como se apresentava, apontado como infiltrado pelos participantes do grupo. "Ele dizia que precisava ficar com o celular na mão porque a mulher dele ia telefonar", contam. Botelho, que é capitão do Exército, se dizia preocupado porque estava com "um documento de identidade falso".
Um garoto que estava ali fazendo uma pesquisa para seu Trabalho de Conclusão de Curso foi colocado no mesmo grupo dos manifestantes que neste momento era de 22 pessoas. Durante a revista, os policiais não diziam muita coisa. "Um dos policiais disse: 'o sonho de vocês não era ser preso pela ditadura? Vocês não queriam ser presos pela ditadura? Tá aí, agora estão sendo presos pela ditadura".
Um garoto que estava ali fazendo uma pesquisa para seu TCC foi colocado no mesmo grupo dos manifestantes e detido
Do centro Cultural Vergueiro, o grupo foi levado em um ônibus da PM em direção ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a nove quilômetros dali. No trajeto, os policiais não informaram onde e nem por que estavam levando os manifestantes que naquele momento eram 21. "Percebemos que o Balta não estava lá no ônibus", disse um deles. Foi quando suspeitaram que o amigo era, na verdade, um infiltrado. Dentro do ônibus os celulares foram devolvidos aos seus donos, que puderam avisar amigos e parentes sobre a detenção, embora não puderam dizer para onde estavam sendo levados, já que não sabiam.
No estacionamento do Deic, os manifestantes ficaram novamente enfileirados. Os policiais tiraram fotos e filmaram os rostos e os pertences de cada um deles. Uma barra de ferro azul, do tamanho de um pé de um banquinho, foi atribuída a um deles que dizia o tempo todo que queria "deixar claro" que aquela barra de ferro não era dele. Dentro das mochilas, os policiais encontraram um extintor de incêndio pequeno de automóvel de uma garota que afirmou pertencer a ela, medicamentos de primeiros socorros e máscaras.

Pizza e Suplicy

Já era noite quando os manifestantes adentraram o Deic, onde permaneceram até o dia seguinte. Eles contam que podiam tomar água, usar o banheiro e sair para fumar, acompanhados de um policial. Mas que não tinham mais acesso aos celulares. Em dado momento, os policiais levaram um frango para que eles comessem e, ao perceber que o frango não daria para todos os 21 detidos, pediram uma pizza.
"O Brasil não pode legitimar a atuação policial de praticar verdadeira ‘prisão para averiguação’", determinou o juiz
Enquanto milhares desciam a avenida Rebouças pedindo pelo fora Temer, a notícia dos detidos corria. Passava da meia noite quando Eduardo Suplicy (PT), ex-senador e ex-secretrário dos Direitos Humanos da gestão Haddad, foi até a delegacia, acompanhado pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT) e o vereador Nabil Bonduki (PT). O delegado Fabiano Fonseca Barbeiro informou que os manifestantes estavam "detidos para averiguação". Os políticos foram embora. Os detidos permaneceram ali. Os familiares e advogados iam chegando.
Foi somente depois das duas da tarde do dia seguinte que os detidos foram encaminhados para o Fórum Criminal da Barra Funda, onde seria realizada uma audiência de custódia. Lá, a decisão do juiz Paulo Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo determinou que a prisão fora ilegal. "O Brasil como Estado Democrático de Direito não pode legitimar a atuação policial de praticar verdadeira ‘prisão para averiguação’ sob o pretexto de que estudantes reunidos poderiam, eventualmente, praticar atos de violência e vandalismo em manifestação ideológica. Esse tempo, felizmente, já passou", dizia a decisão. Os detidos foram soltos no início da noite de segunda-feira.
Na mesma segunda-feira, o coronel Dimitrios Fyskatoris disse, em uma entrevista coletiva, que ele acompanhou as detenções em sobrevoo, o que confirma que o helicóptero pairou sobre o grupo. Também disse que os manifestantes foram detidos baseado em uma entrevista que os policiais fizeram com eles previamente. "Com base no que declararam e nas evidências, foram encaminhadas ao Deic", disse o coronel. No Boletim de Ocorrência, um policial afirma que foi acionado por um civil que não quis se identificar.
Todos os 21 manifestantes que foram detidos estão soltos. Nenhum tinha passagem pela polícia. Quase todos estão bastante assustados. Os que conversaram com a reportagem afirmaram que estão com medo de ir a outras manifestações agora. "Suspeito que fizeram isso para dar um susto em quem tá saindo de casa para se manifestar", disse um dos detidos, três dias depois do episódio. "Tinha gente ali que nunca tinha ido a uma manifestação. Não eram black blocs. A gente estava se encontrado apenas para não irmos sozinhos ao ato".

No hay comentarios: