sábado, 15 de junio de 2019

O minúsculo sonho do Presidente do Brasil | Opinião | EL PAÍS Brasil

O minúsculo sonho do Presidente do Brasil | Opinião | EL PAÍS Brasil

COLUNA 

O minúsculo sonho do Presidente do Brasil

Ao invés de fantasiar com uma moeda única com a Argentina, Bolsonaro poderia ter em mente trabalho e casa para todos os brasileiros, este sim um sonho real e urgente

Jair Bolsonaro durante visita a Argentina.
Jair Bolsonaro durante visita a Argentina.  AFP
Li de passagem que o Presidente Jair Bolsonaro “tinha um sonho”. Fiquei curioso e procurei a notícia. O sonho de um Presidente como o do Brasil com tanto poder e tantos motivos para utopias poderia chegar a me emocionar. Seu sonho, entretanto, pouco se parecia ao sonho de Martin Luther King, quando disse: “Sonho que um dia os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos donos possam sentar-se juntos à mesa da irmandade”. O sonho de Bolsonaro era menor, era poder compartilhar uma moeda única com a Argentina. Um sonho de pouca importância e pouca poesia. A moeda se chamaria “peso real”. Esse sonho logo se eclipsou quando os analistas lembraram que hoje na Argentina são necessários 45 pesos para comprar um dólar e no Brasil, 3 reais. E que a inflação do país irmão é de 40% enquanto a brasileira é dez vezes menor.
A poesia do sonho de Bolsonaro foi imediatamente um prato cheio para os humoristas. Não seria melhor chamá-la de PESO MORTO ou também PELADONA, mistura de Pelé e Maradona? A moeda dos sonhos do Presidente já tem nome. Ele, cujo lema é “Brasil acima de tudo”, não pôde nomeá-la. No “peso real”, a moeda argentina aparece à frente da do Brasil. Por que, dadas as dimensões dos dois países e as diferenças econômicas que os separam, não poderia se chamar então “real peso”?

No hay comentarios: