martes, 19 de marzo de 2019

“É inaceitável para os militares essa subserviência aos Estados Unidos” | Brasil | EL PAÍS Brasil

“É inaceitável para os militares essa subserviência aos Estados Unidos” | Brasil | EL PAÍS Brasil

PAULO ROBERTO DE ALMEIDA, DIPLOMATA

“É inaceitável para os militares essa subserviência aos Estados Unidos”

Demitido por Ernesto Araújo de um instituto do Itamaraty, o diplomata Paulo Roberto de Almeida diz que chanceler de Bolsonaro é tutelado

O diplomata e doutor em ciências sociais Paulo Roberto de Almeida se envolveu em mais uma das dezenas de polêmicas do Governo Jair Bolsonaro (PSL). Após publicar um artigo em seu blog pessoal com críticas à política externa brasileira, ele foi exonerado pelo ministro Ernesto Araújo do cargo de presidente do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), um dos braços do Ministério das Relações Exteriores brasileiro. Sem o cargo que ocupava desde 2016, Almeida deverá trabalhar em receber. Ou seja, ocupará o fictício “departamento de escadas e corredores” do Itamaraty.
Um dos mais antigos diplomatas em atividade no país, está desde 1977 no Governo, e autor de 14 livros, Almeida critica na entrevista a seguir a ausência de diretrizes de Araújo – a quem atribuiu ideias paranoicas –, ressalta que o ministro tem sido tutelado desde que assumiu a função e que, politicamente, a visita de Jair Bolsonaro a Donald Trump, nesta semana, será a glória para o presidente brasileiro.
Paulo Roberto de Almeida, no Senado, em abril de 2017.
Paulo Roberto de Almeida, no Senado, em abril de 2017. 

No hay comentarios: