lunes, 29 de octubre de 2018

Bolsonaro abre a era da extrema direita na presidência do Brasil | Brasil | EL PAÍS Brasil

Bolsonaro abre a era da extrema direita na presidência do Brasil | Brasil | EL PAÍS Brasil

Bolsonaro abre a era da extrema direita na presidência do Brasil

Com 56% dos votos válidos, o candidato do PSL derrota Fernando Haddad e será o 38 presidente da democracia a partir de 2019. Traz uma agenda conservadora que vai testar os limites do Judiciário e terá a pressão da esquerda, que sai enfraquecida das urnas

Bolsonaro após votar no Rio de Janeiro neste domingo, 28
Bolsonaro após votar no Rio de Janeiro neste domingo, 28  EFE
O Brasil será governado por Jair Bolsonaro a partir de janeiro de 2019. Venceu o candidato que liderou a corrida presidencial desde o início, e será o 38° presidente eleito democraticamente no país. Prevaleceu o desejo da alternância de poder, e de arriscar o novo. Tudo menos a volta do PT ao poder, como ficou claro na última pesquisa Datafolha que mostrou seu adversário Fernando Haddad com um taxa de rejeição maior que a sua. Com  55,21% dos votos, ou quase 57 milhões de votos, o capitão da reserva, que assume o figurino da extrema direita no poder, conseguiu ‘fuzilar’ seu adversário nas urnas, e sobreviver aos movimentos de repúdio que seu nome suscitou, como o #Elenão, que levou centenas de milhares às ruas no final de setembro.
Nunca uma eleição havia provocado tanta angústia, medo e raiva, com uma violência que atingiu o próprio candidato. Ele quase perdeu a vida após o ataque com faca que lhe furou o intestino em um ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais no dia 6 de setembro. O Brasil teve ainda dois eleitores mortos por quem hostilizava o PT, um sentimento que marcou como nunca o pleito. Um na Bahia, e outro no Ceará. Foi o estresse que se estabeleceu num país que vive uma crise de identidade desde que a Lava Jato escancarou as entranhas do sistema político brasileiro. Foi nessa brecha que Bolsonaro se embrenhou, como o candidato antissistema, mesmo sendo deputado por 28 anos, tendo passado tempo em partidos que depois foram acusados de corrupção.
O estilo do novo presidente já ficou claro quando foi votar. Seguiu com um casaco verde da cor do Exército, e um colete a prova de balas, cercado de seguranças. Levará militares para seu ministério e promete seguir a disciplina do Exército para realizar o seu projeto de país. “Missão dada é missão a ser cumprida”, disse ele durante um Live assim que o resultado da eleição foi confirmado. Outro momento deste domingo que marca o perfil do novo presidente: antes de sair a público para fazer pronunciamento, entregou o microfone ao senador Magno Malta, que é também pastor evangélico. Ao lado da sua mulher, Michele, e de mãos dadas com toda a sua entourage, o novo presidente do Brasil acompanhou de olhos fechados uma espécie de oração conduzida por Malta. “Começamos esta jornada orando... os tentáculos da esquerda não seriam arrancados sem um apelo a Deus”, afirmou. 
Em seguida, fez um discurso de tom mais conciliador, num momento em que o mundo estava com os olhos ligados no Brasil. “Liberdade é um princípio fundamental. Liberdade de ir e vir, de andar nas ruas, liberdade de empreender, liberdades política e religiosa, de fazer escolhas e ser respeitados por elas”, discursou.
De fala rude, e estilo conservador, Bolsonaro foi questionado ao longo de toda a sua campanha por suas falar horríveis e insensíveis para ferir seus interlocutores no passado. Nada derrubou o capitão da reserva que já esteve preso por desrespeitar o próprio Exército. Tudo o que ele disse foi minimizado por ele e seus  quase 58 milhões de eleitores. O novo presidente promete fazer uma guinada no Brasil que votou pela alternância do poder e deu um recado de intolerância com a corrupção e os políticos que já estiveram no poder. Abraça uma agenda dos evangélicos, dos ruralistas e da bancada da bala, o bloco conhecido como BBB do Congresso, e vai testar os limites do Judiciário para pautas que pareciam superadas no Brasil. É o caso da liberação de armas, que hoje é rejeitada pela maioria da população.
Tem um caminho árduo pela frente diante da euforia que seu nome criou entre os eleitores. Há uma ansiedade para que a economia seja retomada depois de quatro anos pífios – recessão em 2015 e 2016, e recuperação pífia em 2017 e 2018. Os quase 13 milhões de desempregados esperam que a agenda do futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, traga soluções rápidas e a confiança para que as empresas voltem a investir. “Falaremos com o seringueiro da selva amazônica e o empreendedor que cria sua empresa”, afirmou Bolsonaro.
Mas o futuro presidente ainda não deixou claro qual será sua forma de comunicação com a sociedade brasileira. Antes do discurso transmitido pelas televisões, ele falou por um Live no Facebook com seus seguidores e usou o estilo agressivo que o caracteriza. "Não poderíamos mais ficar flertando com o socialismo, o comunismo, o populismo e o extremismo da esquerda", afirmou, e lembrou: “Nossa bandeira, nosso slogan, eu fui buscar naquilo que muitos chamam de caixa de ferramentas para consertar o homem e a mulher, a Bíblia sagrada.”
A partir de agora, o Brasil começa a conhecer o mandatário que já teve arroubos como de tirar o Brasil da ONU, ou de aumentar o número de ministros do Supremo. Ele e seus emissários extrapolam em seus recados, até mesmo chocam, para depois se corrigirem. “Ué, não estava quase empatado? Vocês são o maior do engodo do jornalismo do Brasil. LIXO!”, escreveu o assessor de imprensa atual do gabinete do deputado e futuro mandatário, em mensagem por whatsapp para dezenas de jornalistas que cobrem política em Brasília logo após o resultado da pesquisa de boca de urna que o colocava mais de dez pontos à frente de Haddad.
Seria o prenúncio do que será a comunicação com o Governo de Bolsonaro? A medir pela queda de braço que ele já estabeleceu com a Folha de São Paulo, por publicar uma matéria sobre empresários que pagavam por mensagens via Whatsapp para favorecer o candidato – o que configura crime — a resposta parece afirmativa. Bolsonaro entrou com uma ação contra o jornal e seus acionistas e contra a repórter que escreveu a matéria no Tribunal Superior Eleitoral. O jornal recebeu 220.000 mensagens intimidatórias por causa da reportagem.
Alheios a esses bastidores, seus eleitores celebraram com fogos, e buzinaços em várias partes do Brasil quando seu nome foi confirmado. A campanha do PT para firmar uma mensagem de que a democracia estava em risco foi derrotada. Os eleitores de Bolsonaro não permitiram que os petistas se apropriassem dessa retórica e apontaram o combate à corrupção e a necessidade de alternância de poder para justificar seus votos. Em um colégio no bairro de Boa Viagem, no Recife, onde ocorreram os atos pró-Bolsonaro, a advogada Ana Guerra, 41, se dizia esperançosa com um governo do capitão reformado. "Acho que vai ser tudo diferente. Acredito em um país melhor e sem corrupção", diz, vestindo uma camiseta amarela com a foto de Bolsonaro nas costas. "E acho a alternância de poder importante. Passamos muitos anos com PT e vimos que não deu certo. Estão todos [os dirigentes] presos ou respondendo a algum processo. Bolsonaro pelo menos não é corrupto".

UNA DIFERENCIA DE 11 PUNTOS, LEJOS DEL ÉXITO DE LULA EN 2002

JOSÉ M. ABAD LIÑÁN

MAIS INFORMAÇÕES

No hay comentarios: