Os clubes que se posicionaram no aniversário do golpe militar
Após mobilização crítica ao período da ditadura no futebol argentino, apenas três times de primeira divisão do Brasil se manifestaram neste domingo
São Paulo
Há uma semana, os grandes clubes da Argentina se uniram para repudiar o golpe de Estado que instaurou a ditadura militar no país em 1976. Celebrado em 24 de março, o Dia Nacional da Memória pela Verdade e Justiça contou com a mobilização expressiva do futebol local. Já neste domingo, no Brasil, apenas três times de primeira divisão se manifestaram sobre o aniversário de 55 anos do golpe precursor de um regime autoritário que durou mais de duas décadas.
Democracia Corinthiana foi lembrada no aniversário do golpe militar nas redes sociais do clube. DIVULGAÇÃO
A mais simbólica manifestação veio do Corinthians, um dos clubes de maior torcida do país, que lembrou o ídolo Sócrates antes de disputar a semifinal do Campeonato Paulista contra o Santos. Uma estátua do ex-jogador com o punho cerrado, gesto que o marcou como opositor da ditadura nos anos 80, foi exposta na arquibancada da Arena Corinthians acompanhada de uma mensagem célebre difundida pela Democracia Corinthiana: “Ganhar ou perder, mas sempre com democracia”. O movimento liderado por Sócrates, Casagrande e companhia também foi rememorado nas redes sociais do clube.
No hay comentarios:
Publicar un comentario