O jornalista Glenn Greenwald, por ora, está livre de processo penal. Foi o que decidiu o magistrado Ricardo Augusto Leite, de Brasília, que foi duro em sua decisão sobre o fundador do The Intercept. O juiz concordou com a criticada denúncia do procurador Wellington Oliveira e disse ver indícios de conduta criminosa de Greenwald, acusado de ter instigado hackers a espionar autoridades. Leite afirma que só não abriu a ação contra o jornalista por causa de uma liminar do Supremo Tribunal Federal que o protege. Disse apoiar, inclusive, que essa blindagem seja derrubada. Pelo jeito, a palavra final será do Supremo. Greenwald comemorou a boa notícia e anunciou que seus advogados também vão ao STF, mas para provar que a denúncia é um ataque à imprensa livre por causa das reportagens que colocaram em xeque a imparcialidade da Operação Lava Jato.
A tragédia que matou 10 garotos no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, está prestes a completar um ano enquanto famílias ainda vivem angústia de esperar conclusão do inquérito policial para processar o Flamengo por indenizações. A reportagem de Breiller Pires conversou com familiares dos atletas mortos e conta sobre o drama e os desdobramentos legais após o incêndio no CT do rubro-negro. “Entreguei um menino saudável, cheio de sonhos lá no centro de treinamento. E o Flamengo devolveu meu filho dentro de um caixão fechado”, desabafa o caminhoneiro Wedson Cândido, pai de Pablo Henrique, que tinha 14 anos.
E neste domingo acontece a cerimônia de premiação mais pop do cinema norte-americano. Mas o Oscar 2020 se aproxima sem um favorito óbvio para levar a estatueta mais cobiçada de Hollywood. Não vamos nos arriscar a fazer um palpite certeiro, mas podemos te ajudar a dar um chute esclarecido no bolão. Listamos a opinião dos nossos jornalistas e críticos de cinema sobre os nove indicados ao prêmio de Melhor Filme para. A cerimônia de entrega das estatuetas começa no domingo às 22h (horário de Brasília) e terá a cobertura em tempo real do EL PAÍS.
Juiz rejeita denúncia contra Greenwald, mas o acusa de auxiliar hackers |
Magistrado citou veto do STF para negar a abertura de ação contra o jornalista. Denúncia foi criticada por entidades de jornalismo e de direitos humanos |
No hay comentarios:
Publicar un comentario