Bom dia!
E, de repente, São Paulo escureceu. Nuvens baixas e carregadas, associadas a uma frente fria que avança do sul, fizeram com que a tarde desta segunda-feira se transformasse em noite já por volta de 15h na capital paulista. Mas o mau tempo não explica por si só a escuridão que tomou a maior cidade do Brasil. A milhares de quilômetros de distância, partes da Amazônia e do Pantanal ardem em chamas há dias, na maior onda de queimadas do Brasil dos últimos cinco anos. Incêndios se espalham pelas florestas do Norte do Brasil, se estendendo pelos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Bolívia e Paraguai. E a forte fumaça, transportada pelo vento em direção ao Sudeste, já se faz presente no céu do Estado e "contribuiu", segundo Marcelo Pinheiro, do Clima Tempo, para a escuridão fora de hora. É o que explica a reportagem de Felipe Betim nesta edição.
Enquanto isso, em Brasília.... a Receita Federal, que nos últimos dias vem sofrendo pressões do Governo em diversos escalões, trocou nesta segunda-feira seu número dois. José Paulo Ramos Fachada, o subsecretário-geral do órgão, será substituído por José de Assis Ferraz Neto. Oficialmente, a Receita apenas confirmou a troca, mas não explicou a razão da mudança. Nos bastidores, porém, a afirmação é de que o Governo cedeu às pressões de ministros do Supremo Tribunal Federal que reclamam de uma atuação política do órgão.
Ainda nesta edição, a repórter Heloísa Mendonça conta sobre o número crescente de brasileiros que topam, pouco a pouco, sair da fila do desemprego, que atinge hoje quase 13 milhões de pessoas no país, ou da informalidade para experimentar o contrato de trabalho intermitente, caracterizado pela ausência de jornadas fixas regulares. Criada com a reforma trabalhista de 2017, a modalidade ultraflexível permite que o empregado somente preste serviços quando for solicitado pelo empregador.
Boa leitura!
Incêndios que se alastram por Norte e Centro-Oeste já são sentidos até em SP |
Maior onda de queimadas em 5 anos afeta da Amazônia à Tríplice Fronteira. Aliada ao mau tempo, fumaça ajuda a escurecer capital paulista às 15h |
No hay comentarios:
Publicar un comentario