miércoles, 28 de agosto de 2019

Incêndios na Bolívia prejudicam Evo Morales a menos de dois meses das eleições | Internacional | EL PAÍS Brasil

Incêndios na Bolívia prejudicam Evo Morales a menos de dois meses das eleições | Internacional | EL PAÍS Brasil

Nem 20 dias de árduo trabalho de soldados, guardas florestais, bombeiros e voluntários, nem as múltiplas descargas de água do avião-bombeiro alugado pelo Governo, nem as chuvas dos últimos dias foram capazes de apagar os incêndios florestais em Santa Cruz, a principal região agropecuária da Bolívia. Do outro lado da fronteira, os habitantes do país vizinho vivem dias de angústia pelos valiosos recursos que se perdem hora após hora, parte deles irreversivelmente. A reportagem de Fernando Molina detalha os esforços do Governo boliviano para que a crise ambiental — que eclodiu a menos de dois meses das eleições gerais — não tenha uma sequela política que prejudique as aspirações do presidente Evo Morales, que busca sua quarta reeleição. No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro encontrou com os governadores dos nove Estados da Amazônia Legal, que cobraram pragmatismo do presidente. “Estamos perdendo muito tempo com o Macron”, alertou Hélder Barbalho (MDB), governador do Pará. A reportagem de Afonso Benites detalha a conversa entre o Governo e as lideranças estaduais.
Ainda nesta edição, a reportagem de Pamela Zubizar reconstrói a apaixonada relação de Frida Kahlo e Diego Rivera a partir de cartas, depoimentos, fotografias e obras de arte, noventa anos depois de seu casamento. As vidas dos artistas se entrelaçaram por 25 anos e ao longo deles acumularam dois casamentos, um divórcio e um sem-número de infidelidades.
E no mundo dos relacionamentos contemporâneos, a reportagem de José Mediola conta sobre o stalkerware (algo assim como “vírus do assediador”), a ferramenta que que faz o trabalho sujo de espionar o WhatsApp, as ligações recebidas e os sites visitados pela pessoa amada sem o conhecimento (nem o consentimento) dela para aplacar a insegurança de conjuges enciumados. A má notícia é que qualquer um pode ser espionado sem ter consciência disso. A reportagem ensina como detectar se o seu celular foi afetado por esse tipo de programa.

Incêndios na Bolívia prejudicam Evo Morales a dois meses das eleições



Incêndios na Bolívia prejudicam Evo Morales a dois meses das eleições
Crise ambiental marca as aspirações do presidente, que busca quarta reeleição

No hay comentarios: