domingo, 10 de noviembre de 2019

Livre, Lula acende esperança de reanimar uma combalida oposição | Brasil | EL PAÍS Brasil

Livre, Lula acende esperança de reanimar uma combalida oposição | Brasil | EL PAÍS Brasil



Luiz Inácio Lula da Silva está livre. Às 17h40 desta sexta-feira, o ex-presidente condenado no âmbito da Operação Lava Jato, deixou a cadeia em Curitiba onde permaneceu por 580 dias. Talita Bedineli, que acompanhou a libertação do ex-presidente e seu primeiro discurso, conta que a saída de Lula do cárcere representava para seus apoiadores não apenas a presença física de um líder, mas a expectativa de um rumo para um partido e para uma esquerda que nos últimos anos não conseguiu formar fortes lideranças capazes de renovação.
Enquanto isso, no Palácio do Planalto, a ordem na sexta-feira foi o silêncio sobre a decisão do STF e sobre a libertação de Lula. A reportagem de Afonso Benites explica que o presidente Bolsonaro (PSL) não se manifestou e determinou que seus ministros e assessores diretos não o fizessem para não dar combustível para os seus opositores o criticarem. No Congresso, políticos de centro e de direita se movimentavam para acelerar a tramitação de duas propostas de emendas constitucionais que têm como objetivo permitir a prisão de réus que tenham sido condenados em segunda instância.
Ainda nesta edição, uma reportagem especial da colunista Eliane Brum revela que há problemas no projeto de engenharia a usina de Belo Monte, no Pará, com base em documento da Norte Energia SA, obtido com exclusividade pela jornalista. A hidrelétrica foi construída com uma composição mista: concreto, enrocamento (proteção com rochas e pedras) e compactação de solo. É esta última parte, sem proteção de pedras e rochas, que pode sofrer danos estruturais em períodos de seca mais severa. “A escassez de água põe em xeque toda a viabilidade do projeto hidrelétrico de Belo Monte", afirma a procuradora Thais Santi, ouvida pela reportagem. "É uma falha na construção e no planejamento. Além da morte de um rio, resultará na morte de pessoas."


Livre, Lula reacende esperança de reanimar uma combalida oposição

Livre, Lula reacende esperança de reanimar uma combalida oposição
Ex-presidente promete fazer nova caravana pelo Brasil com vistas às municipais e às presidenciais. Petista cumpre promessa e bebe cachaça com militantes

No hay comentarios: