jueves, 28 de noviembre de 2019

Lula: “Não sei por que o Governo Bolsonaro tem medo do povo na rua” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Lula: “Não sei por que o Governo Bolsonaro tem medo do povo na rua” | Brasil | EL PAÍS Brasil



ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o EL PAÍS nesta quarta-feira em São Paulo, enquanto, em Porto Alegre, o TRF-4 começava o julgamento que ratificaria —e aumentaria para pouco mais de 17 anos de prisão— sua condenação no caso do sítio de Atibaia. Em conversa com a correspondente Naiara Galarraga Gortázar, Lula voltou a prometer que vai provar sua inocência, disse que não tem medo de voltar a ser preso e falou sobre os planos para reconstruir o PT rumo a 2020 e 2022. Sobre o Governo Bolsonaro, provocou: "Não sei por que esse Governo tem medo do povo na rua". "A democracia não é um pacto de silêncio, é uma sociedade em movimento", disse. O petista falou ainda sobre seus planos de casar após o Natal. Com Chico Buarque como padrinho? "Seria motivo de muito orgulho."
Também nesta edição, a colunista Eliane Brum escreve sobre o que chama de avanço do projeto autoritário de Bolsonaro na Amazônia. "O bolsonarismo é competente ao usar a estratégia de controlar o noticiário e manter a sociedade e a imprensa só na reprodução e na reação. Quando o ministro da Economia, Paulo Guedes, evoca o AI-5, após o zerotrês Eduardo Bolsonaro (PSL) ter feito o mesmo, estão latindo num lugar enquanto a matilha já está mordendo em outro. É na Amazônia e nas periferias urbanas que o autoritarismo já se instalou", afirma. "É preciso avisar que, na linha de frente, o AI-5 já está, e os mais frágeis estão resistindo quase sozinhos". 
A colunista também comenta sobre a prisão de ativistas em Alter do Chão, em Santarém, no Pará, suspeitos, segundo a polícia, de participação em incêndios em áreas protegidas. O caso é tema de uma reportagem de Joana Oliveira, que detalha a detenção dos quatro membros da ONG Brigada Alter do Chão. Eles permanecerão em prisão preventiva por mais dez dias. O MPF, entretanto, informou em nota que, desde setembro, já estava em andamento na Polícia Federal uma investigação sobre o tema e que “nenhum elemento apontava para a participação de brigadistas ou organizações da sociedade civil” nos incêndios. O caso cresceu em repercussão política nesta quarta-feira, recolocando a Amazônia no epicentro do conflito entre governistas e ativistas do meio ambiente.


ENTREVISTA

Lula: “Não sei por que o Governo Bolsonaro tem medo do povo na rua”

No dia em que teve sua pena ampliada pelo TRF-4 no caso do sítio de Atibaia, petista fala ao EL PAÍS sobre os planos para reconstruir o PT rumo a 2020 e 2022

Lula: “Para o Governo, a democracia é uma coisa que atrapalha”

Lula: “Para o Governo, a democracia é uma coisa que atrapalha”
Petista fala sobre os planos para 2020 e 2022. "No PT tem muita gente boa, você tem gente boa em outros partidos políticos. O PT pode construir aliança"

No hay comentarios: