domingo, 2 de febrero de 2020

Governo Bolsonaro não explica tamanho real da fila do Bolsa Família | Brasil | EL PAÍS Brasil

Governo Bolsonaro não explica tamanho real da fila do Bolsa Família | Brasil | EL PAÍS Brasil

O Programa Bolsa Família vive, sob o Governo de Jair Bolsonaro, o que pode ser uma de suas maiores filas de espera para ingresso desde que o benefício foi criado, com os cortes de bolsas e uma redução inédita na concessão de novos auxílios. Cálculos realizados pelo EL PAÍS, com base em dados públicos, apontam que 1,7 milhão de famílias, ou cerca de 5 milhões de pessoas, estariam atualmente aptas a ingressar no programa, ou seja, preenchem todos os critérios para receber o auxílio anti-miséria. O dado é mais de três vezes maior do que o número divulgado pelo Ministério da Cidadania: uma "média nacional" de 494.229 famílias. O Governo federal, no entanto, não explica exatamente como chegou a essa média. Também não disponibiliza os números absolutos mês a mês de entrada e saída de famílias, nem o número de habilitados a receber o benefício, mas que ainda estão sem bolsa, mostra reportagem de Marina Rossi.
Enquanto isso, lá fora o mundo só tem ouvidos para dois assuntos: coronavírus e a tantas vezes adiada saída oficial do Reino Unido da UE. Pois o dia chegou, finalmente, neste sábado. Mas, embora as bandeiras sejam arriadas com solenidade, os documentos de divórcio sejam assinados entre flashes e a data entre para os livros de história, o passo é mais simbólico do que prático. Começa agora um período transitório em que quase nada muda, uma forma de pavimentar o caminho para a verdadeira soltura das amarras, marcada para 1º de janeiro de 2021.
Para ler com calma, a reportagem de Joana Oliveira conta como os traumas e as consequências da escravidão tomam o foco do cinema nacional. Todos os Mortos, que disputará o Urso de Ouro na Berlinale, é o último de uma safra de filmes nacionais que voltam o olhar para o horror —figurativo e literal— da escravidão e suas cicatrizes históricas.
Governo Bolsonaro não explica tamanho real da fila do Bolsa Família

Governo Bolsonaro não explica tamanho real da fila do Bolsa Família
Segundo cálculos, demanda reprimida deveria estar perto de 1,7 milhão de famílias, três vezes mais do que o número divulgado pelo Ministério

No hay comentarios: