miércoles, 12 de febrero de 2020

Governadores se aliam para pressionar Paulo Guedes por fundo de educação | Brasil | EL PAÍS Brasil

Governadores se aliam para pressionar Paulo Guedes por fundo de educação | Brasil | EL PAÍS Brasil

“Eu não cheguei a pensar em suicídio. Mas a verdade é que eu já estava me matando por dentro.” Assim a professora aposentada Zeza Araújo, 63, conta como se sentia ao longo da quase uma década em que sofreu de depressão. Foi então que os filhos a convenceram a tomar o óleo a base de maconha. “Eu não queria. Chorava e dizia: mas eu vou tomar maconha agora? Eu tinha muito preconceito.” Hoje ela mostra com orgulho o frasco do óleo, que toma há quase um ano. “Deus enviou a cannabis para mim”, diz, com a neta de um ano no colo. Zeza faz parte dos 3.200 pacientes que se tratam, atualmente, com o óleo de cannabis produzido e comercializado pela Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança (Abrace), a única no Brasil com essa permissão. A repórter Marina Rossi visitou João Pessoa, a Califórnia brasileira, para conversar com pacientes, redes de familiares e médicos sobre o remédio e o que há de cientificamente provado sobre seus efeitos.
Em Brasília, governadores das 27 unidades da federação decidiram entrar em um novo campo de batalha contra a gestão Bolsonaro: pressionar pela prorrogação permanente do Fundo da Educação Básica, o Fundeb, cuja validade expira em dezembro de 2020. Caso não haja essa extensão do prazo, o fundo, responsável por 4 a cada 10 reais de investimentos em educação básica no país, pode desaparecer. A proposta vai na contramão do que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, que é desindexar os gastos com educação e saúde e impor cortes emergenciais para Estados em crise. Apesar da resistência, a reportagem de Afonso Benites e Beatriz Jucá explica que este é um tema suprapartidário. Tanto que a liderança do oposicionista PT no Legislativo está orientando os seus integrantes a apoiarem o projeto que está sendo relatado por Dorinha Seabra, que é de um partido governista. 
Na política internacional, a renúncia da candidata mais bem cotada para suceder Angela Merkel abala a Alemanha. Annegret Kramp-Karrenbauer, líder dos conservadores alemães, saiu enfraquecida após uma crise desencadeada por uma aliança pontual com a extrema direita na Turíngia e decidiu abrir mão de sua candidatura como futura chanceler —frustrando, assim, o plano de sucessão desenhado por Merkel. E, nos Estados Unidos, o esquerdista Bernie Sanders venceu o segundo teste das primárias do Partido Democrata, em New Hampshire, e se consolidou como favorito nas pesquisas de âmbito nacional, posto que até esta semana cabia a Joe Biden. Pete Buttigieg está em segundo lugar.
Governadores se aliam para pressionar Paulo Guedes por fundo de educação

Governadores se aliam para pressionar Paulo Guedes por fundo de educação
Fundeb, responsável por 4 de cada 10 reais investidos no setor, pode desaparecer em 2021 se não for renovado. Weintraub diz que não há como elevar aporte da União

No hay comentarios: