martes, 18 de febrero de 2020

Com dificuldade para atrair médicos, Governo Bolsonaro prepara a readmissão de cubanos | Brasil | EL PAÍS Brasil

Com dificuldade para atrair médicos, Governo Bolsonaro prepara a readmissão de cubanos | Brasil | EL PAÍS Brasil

Com dificuldades para atrair médicos para a atenção básica, o Governo Bolsonaro pretende readmitir 1.800 profissionais cubanos que já atuaram no país pelo programa Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, um edital será lançado ainda neste mês. Ele prevê contrato de permanência de dois anos e a autorização para que eles atuem sem o Revalida, a prova de validação de diplomas obtidos no exterior, informa Beatriz Jucá. A contratação de cubanos, uma iniciativa do Governo da petista Dilma Rousseff, foi alvo de críticas de Jair Bolsonaro desde quando ele atuava como deputado federal. O presidente questionava a capacidade desses profissionais, que tinham permissão para exercer a medicina no Mais Médicos sem a validação de seus diplomas. "Vamos expulsar com o Revalida os cubanos do Brasil”, declarou durante a campanha. Com a reincorporação, os médicos cubanos deverão receber a bolsa integral do programa, que é de cerca de 12.000 reais.
A ocitocina é um hormônio poderoso que, por contribuir para o fortalecimento de vínculos positivos entre as pessoas, tem sido chamado de hormônio do abraço, hormônio da confiança, hormônio da generosidade e da bondade, e também hormônio do amor e da felicidade. Na semana em que o mundo comemorou o dia de São Valentim, o dia dos namorados em vários países, Ignacio Morgado Bernal, professor de Psicobiologia no Instituto de Neurociências e na Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Barcelona, faz uma análise completa sobre os estudos a respeito da substância, seus efeitos positivos e negativos e também suas limitações para explicar o poderoso sentimento de paixão.
Em artigo, Oliver Stuenkel, professor-adjunto de relações internacionais da FGV-SP e colunista do EL PAÍS, explica como as últimas semanas foram algumas das melhores para Donald Trump desde que ele assumiu a presidência pouco mais de três anos atrás. Trump saiu vitorioso de um processo de impeachment e comemora cada desdobramento das batalhas que dividem os democratas já nas primárias. "Nunca antes os famosos checks and balances ―freios e contrapesos no sistema político americano― ficaram tão enfraquecidos: os Estados Unidos deram mais um largo passo em direção à presidência imperial", escreve Stuenkel.
Governo Bolsonaro prepara a volta de cubanos para a saúde básica

Governo Bolsonaro prepara a volta de cubanos para a saúde básica
Edital será lançado ainda em fevereiro e poderá contratar 1.800 profissionais de Cuba sem Revalida, a prova que valida no Brasil os diplomas obtidos no exterior

No hay comentarios: