jueves, 6 de febrero de 2020

Bolsonaro anuncia projeto que permite garimpo em área indígena e sugere “confinar ambientalistas” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Bolsonaro anuncia projeto que permite garimpo em área indígena e sugere “confinar ambientalistas” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Após diversas investidas ao longo dos últimos meses, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que finalmente enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei que permite o garimpo em terras indígenas. Durante o anúncio, o mandatário chegou a sugerir “confinar ambientalistas” na Amazônia. O repórter Afonso Benites explica que o tema é sensível e provoca críticas. O principal argumento contrário à exploração econômica das áreas é o de que as atividades vão acelerar a devastação e o desaparecimento de espécies nativas —o mais recente relatório da ONU, de 2019, assinala que a destruição da natureza é mais lenta nas terras onde vivem os povos indígenas.
Nesta quarta, os republicanos cerraram fileiras e absolveram Donald Trump no processo de impeachment. O Senador republicano Mitt Romney foi o único que rompeu com o partido e votou a favor da condenação, mas não foi suficiente para superar a maioria que blindou presidente. Como era de se esperar, Trump usou o Twitter para comemorar a vitória. Agora, o presidente enfrenta o trecho final de seu mandato empoderado e focado na reeleição. A correspondente Amanda Mars conta os desdobramentos.
Ainda nesta edição, contamos sobre os bons resultados do projeto Pan-Câncer, uma ampla análise de 2.600 pacientes que sofrem de 38 tipos diferentes de tumor. O estudo revelou que as primeiras mutações causais aparecem anos ou décadas antes do diagnóstico da doença. É o retrato mais detalhado já obtido de como e por que cada tipo de tumor surge no nível molecular, apontando o caminho para novos tratamentos e métodos de diagnóstico precoce.
Bolsonaro anuncia projeto que permite garimpo em área indígena

Bolsonaro anuncia projeto que permite garimpo em área indígena
Exploração econômica é temida por indígenas e ativistas, que preveem mais desmatamento e desquilíbrio social nas áreas

No hay comentarios: