martes, 14 de enero de 2020

Imposto de Renda: O que os deputados mais ricos do Brasil pensam sobre a desigualdade tributária | Brasil | EL PAÍS Brasil

Imposto de Renda: O que os deputados mais ricos do Brasil pensam sobre a desigualdade tributária | Brasil | EL PAÍS Brasil

Apenas o salário de deputado federal de Alexis Fonteyne, eleito em 2018 pelo Novo de São Paulo, cerca 33.763 reais mais penduricalhos (auxílios e outras verbas), já bastaria para colocar o empresário em um seleto estrato do qual faz parte apenas 1,6% da população do país. Mas perto da fortuna de Fonteyne o ordenado de parlamentar é quase nada: ele declarou ao Tribunal Superior Eleitoral um patrimônio superior a 28,8 milhões de reais. E Fonteyne não é exceção: os parlamentares brasileiros formam uma espécie de clube de milionários. O repórter Gil Alessi ouviu alguns dos parlamentares que lideram a lista dos dez mais ricos para saber o que pensam sobre a desigualdade tributária do país, na reportagem que abre esta edição.
Há cerca de cinco meses, um cenário de catástrofe se desenhava no litoral nordestino brasileiro. Quase 1.000 praias, manguezais e rios de 130 cidades brasileiras foram afetados por fragmentos ou manchas de petróleo cru de origem então desconhecida. Acreditava-se que, no verão que se avizinhava, o Produto Interno Bruto do Turismo sofreria baixas significativas com uma onda de turistas assustados. Mas o tempo sempre ensolarado e as férias escolares fizeram sua mágica e o cenário catastrófico inicialmente previsto não se concretizou, ao menos para o setor turístico. A reportagem de Beatriz Jucá e Marina Rossi ouviu secretarias estaduais de turismo da região que apontam que o impacto foi pequeno, ainda que trabalhadores do setor relatem baixas, e turistas afirmem ter mudado seu destino.
A crise democrática do Brasil e o turbilhão político dos últimos anos desfilarão no tapete vermelho do Oscar 2020, no dia 9 de fevereiro. Democracia em vertigem, de Petra Costa, concorre à estatueta dourada na categoria de melhor documentário, conforme anunciado pela Academy Awards na manhã desta segunda-feira. A produção brasileira concorrerá com American factoryThe caveFor Sama e Honeyland. A lista de indicados ao Oscar 2020 foi anunciada na segunda-feira pela Academia de Cinema de Hollywood. Outro detalhe inusitado das indicações é que a estatueta de melhor filme será disputada pelos cineastas Greta Gerwing e Noah Baumbach, com os filmes Adoráveis Mulheres e História de um Casamento’. É a primeira vez que um casal disputa o Oscar na mesma categoria.
O que os deputados mais ricos pensam sobre a desigualdade tributária



O que os deputados mais ricos pensam sobre a desigualdade tributária
Esses milionários chegam a conseguir restituição de 12.000 reais no IR e se preparam para debater a reforma tributária

No hay comentarios: