martes, 28 de enero de 2020

Lula ainda busca um lugar no novo xadrez político | Brasil | EL PAÍS Brasil

Lula ainda busca um lugar no novo xadrez político | Brasil | EL PAÍS Brasil

Depois de passar 19 meses preso por corrupção e carregando duas condenações que o impedem de ser candidato, o ex-presidente Lula busca um novo lugar na política brasileira. A missão, no entanto, não é das mais fáceis, como explica a reportagem da Naiara Galarraga Gortázar, já que o clã Bolsonaro e os seus, com uma enxurrada de decisões controversas e declarações explosivas, não deixam espaço para quase ninguém no discurso político e no noticiário. “Ele deve fortalecer a esquerda, precisa falar com as bases”, disse a militante Nanci Ramos Menezes, 64 anos, que o aguardava em Betim para um encontro com o Movimento dos Atingidos por Barragens, ao qual Lula cancelou sua participação na última hora. Na sexta-feira, em um hotel de Belo Horizonte, o operário que fez história ao presidir o Brasil se reuniu com os dirigentes do PT mineiro para deixar uma clara mensagem: nas eleições municipais é preciso apresentar todas as candidaturas própria possíveis.
O Nobel de Economia Paul Krugman recebeu a correspondente do EL PAÍS Amanda Mars em seu escritório em Nova Yorque, para uma entrevista em que falou sobre suas previsões econômicas para o futuro, as eleições norte-americanas, o Brexit, a emergência climática e, claro, o Governo Trump. Em meio a bonés parodiando o lema eleitoral do republicano —tornemos a ignorância grande de novo— Krugman fala sobre como não previu as consequências negativas da globalização e avalia que a próxima grande crise global virá de "várias pequenas coisas". "O que mais me preocupa não é ignorar de onde virá a crise, e sim o fato de não saber como responderemos. (...) Em 2008, tivemos sorte de ter pessoas inteligentes para enfrentar a crise. Agora a Europa não tem nenhuma liderança e Estados Unidos têm Trump".
E ainda, a prematura morte de Kobe Bryant, um dos maiores ídolos da NBA que faleceu neste domingo em um trágico acidente aéreo que matou outras oito pessoas (entre elas uma filha do atleta, Gianna), deixou em luto o esporte mundial. "O destino quis que a tragédia acontecesse um dia depois de LeBron James o superar na terceira colocação da classificação de maiores pontuadores. Um detalhe menor, até mesmo previsível, mas revelador da grandeza do homem apelidado de Mamba Negra", escreve Robert Álvarez.
Lula ainda busca um lugar no novo xadrez político

Lula ainda busca um lugar no novo xadrez político
Desde que foi solto há dois meses e meio, o ex-presidente se dedica a reconstruir o PT em um ambiente de ampla hostilidade e tenta emplacar discurso ante cacofonia bolsonarista

No hay comentarios: