martes, 10 de septiembre de 2019

“Há um ataque ao Brasil democrático e plural construído desde a Constituição” | Brasil | EL PAÍS Brasil

“Há um ataque ao Brasil democrático e plural construído desde a Constituição” | Brasil | EL PAÍS Brasil

“Há um ataque ao Brasil aberto, democrático e plural construído desde a Constituição de 1988”, afirmou em entrevista ao EL PAÍS o advogado e jornalista Edison Lanza, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Lanza era uma das centenas de jornalistas e autoridades que lotaram o salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo nesta segunda-feira num ato público em defesa da democracia, da liberdade de expressão e do jornalismo. O encontro foi promovido em razão das ameaças recebidas pelos jornalistas do The Intercept pela publicação de reportagens com outros veículos, entre eles o EL PAÍS, a respeito das mensagens privadas trocadas entre procuradores da Operação Lava Jato obtidas pelo site. Enquanto o ato se desenrolava, o mundo político repercutia as declarações de um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (PSL-RJ), que usou o Twitter para dizer que as "vias democráticas" travam as mudanças no país que almeja. A reportagem é de Felipe Betim.
Enquanto isso, na Palestina,a morte de Israa Ghrayeb, uma jovem esteticista de 21 anos, cercada pela suspeita de um "crime de honra" despertou o feminismo na região. A reportagem de Juan Carlos Sanz explica como o uso das redes sociais e o nível de educação das mulheres palestinas —entre os mais elevados da região, com 13% de formadas universitárias, contra 9% de homens— parecem estar por trás da emergência dos inéditos protestos desatados pela morte de Israa.
Ainda nesta edição, a reportagem de Miguel Ángel Criado conta sobre um estudo que reconstitui minuto a minuto o que se passou há 66 milhões de anos, no primeiro dia na Terra depois do asteroide que acabou com os dinossauros. A pesquisa foi desenvolvida graças a um cilindro de rocha extraído da zona do impacto.
“Há um ataque ao Brasil democrático e plural construído desde a Constituição”

“Há um ataque ao Brasil democrático e plural construído desde a Constituição”
Para relator da OEA para a liberdade de expressão, Bolsonaro busca impor relato único. Filho do presidente diz que "vias democráticas" atrasam o país

No hay comentarios: