Bom dia!
A ação policial no Rio que terminou com a morte de sequestrador de um ônibus urbano nesta terça foi considerada exemplar por especialistas e até mesmo por opositores de Wilson Witzel. A ênfase do governador ao celebrar o episódio, no entanto, foi condenada pelas mesmas vozes que elogiaram a PM. Especialistas em segurança criticaram o esforço do governador para usar o episódio em defesa de sua política para o setor, que inclui o uso de snipers para atirar "na cabecinha" de criminosos armados e constantes operações nas favelas. "Temos uma população acuada e com medo da violência. Respostas duras e bravatas fazem crer que o problema da segurança pública é muito fácil de resolver, 'é só matar todo mundo'. A população quer respostas, mas a gente sabe que não é assim", explica Pablo Nunes, cientista político. A reportagem é de Felipe Betim.
A violência, em sua face distópica, também ganha as telas no novo longa-metragem dos pernambucanos Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau, que estreia nos cinemas no dia 29 de agosto. No longa, sertão não vira mar, mas traz as cores de Glauber Rocha e o estilo western de John Ford, misturado com realismo mágico e ficção científica, conta a repórter Joana Oliveira.
Ainda nesta edição, um estudo recente alerta que os patinetes motorizados podem produzir um grande impacto no meio ambiente. A reportagem de Marta Villena explica como os pesquisadores calcularam as emissões de CO2 utilizadas para fabricar, enviar, carregar e transportar – dentro da cidade – esses veículos de mobilidade pessoal (VMP), comparando o resultado total em milhas por pessoa com as emissões de outros meios de transporte. O resultado? Os patinetes elétricos poluem mais do que um ônibus público com passageiros a bordo, um ciclomotor elétrico e uma bicicleta elétrica.
Boa leitura!
Witzel utiliza sequestro para legitimar ações indiscriminadas em favelas |
Ação que terminou com a morte de sequestrador de ônibus é considerada exemplar. Governador comemora e é criticado |
No hay comentarios:
Publicar un comentario