viernes, 23 de agosto de 2019

Para líderes de opinião latinos, Bolsonaro está ao lado de Venezuela e Cuba | Brasil | EL PAÍS Brasil

Para líderes de opinião latinos, Bolsonaro está ao lado de Venezuela e Cuba | Brasil | EL PAÍS Brasil

Para líderes de opinião latinos, Bolsonaro está ao lado de Venezuela e Cuba

Levantamento da consultoria Ipsos mostra que avaliação de presidente brasileiro na América Latina é positiva para apenas 29% dos influentes nos meios de comunicação do continente. Piñera, do Chile, é o que tem maior simpatia

São Paulo - 22 AGO 2019 - 18:23 ART
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro.EVARISTO SA (AFP)
Na avaliação dos líderes influentes em meios de comunicação do continente, o presidente Jair Bolsonaro ocupa uma das últimas posições no ranking de aprovação entre os chefes de Estado da América Latina. O número é fruto de uma pesquisa da consultoria Ipsos, com base em entrevistas com formadores de opinião. O levantamento, realizado com influenciadores de 14 países, mostra que o desempenho do ultradireitista Bolsonaro como presidente foi aprovado por 29% dos entrevistados à frente apenas de seu antípodas ideológicos, o cubano Miguel Díaz-Canel (18% de aprovação), à frente do regime comunista da ilha, e do venezuelano Nicolás Maduro (3% de aprovação), em profunda crise e tendo Juan Guaidó como mandatário reconhecido por dezenas de países.
A Ipsos destaca que a pesquisa realizada com uma amostra de 403 entrevistados não é representativa do total das sociedades latino-americanas. Porém, refletem a relação destes líderes com jornalistas e outros formadores de opinião. Quando consideradas apenas as respostas dadas por brasileiros, a imagem de Bolsonaro, que já fez ataques diretos aos jornais e TVs no Brasil, piora. Sua aprovação cai para 21%, conforme os dados divulgados em agosto deste ano, contra 45% na pesquisa realizada em novembro de 2018, logo após as eleições presidenciais.

No hay comentarios: