viernes, 17 de abril de 2020

Ministério da Saúde: Mandetta é demitido por Bolsonaro | Sociedade | EL PAÍS Brasil

Ministério da Saúde: Mandetta é demitido por Bolsonaro | Sociedade | EL PAÍS Brasil



A novela acabou. Luiz Henrique Mandetta foi demitido do posto máximo no Ministério da Saúde por Jair Bolsonaro em plena crise do coronavírus. Logo após o anúncio, Mandetta começou um pronunciamento ante os jornalistas em Brasília. Com voz embargada, ele agradeceu à equipe na pasta e prometeu ajudar na transição. Enquanto o ex-ministro ainda falava, Bolsonaro começou seu próprio pronunciamento no Planalto. “Foi um divórcio consensual”, disse o presidente, abatido, falando pausadamente. As reações à saída de Mandetta, dada como certa há alguns dias, foram imediatas. Diante da queda de um ministro com popularidade elevada a níveis lulistas, Bolsonaro respondeu ampliando rusgas com lideranças do Congresso Nacional. O presidente também apresentou o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, que falou em aliar isolamento com incentivo à economia contra covid-19. Oncologista e empresário do setor da saúde, Teich foi consultor informal na campanha eleitoral de Bolsonaro. A reportagem de Joana Oliveira e Beatriz Jucá detalha o perfil do novo chefe da pasta da Saúde.
Enquanto Brasília frevilha com trocas de farpa entre autoridades, a covid-19 avança pelo país e revela novos contornos. No Brasil, o volume de jovens internados mostra ‘rejuvenescimento’ da doença. Os Estados brasileiros têm percentual de casos entre pessoas com menos de 60 anos superior ao da Espanha e Itália, ainda que número de óbitos seja maior entre idosos. A reportagem de Breiller Pires explica que é justamente o grupo mais jovem que sobrecarrega sistema. “No Brasil, a covid-19 vai rejuvenescer. A distribuição demográfica no Brasil dará à doença características brasileiras. Além disso, o vírus sofreu mutações e já se adaptou ao país”, explica a médica Margareth Dalcolmo, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Um mês já se passou desde que Governos ao redor do mundo decretaram medidas de isolamento social com diferentes graus de severidade. Esse tempo de confinamento representou uma mudança de hábitos radical que começa a se notar nos corpos. Esther Alonso Vaquerizo descreve alguns dos sintomas mais comuns durante um isolamento tão prolongado, sua origem e como fazer para aliviá-los.

Mandetta é demitido por Bolsonaro



Mandetta é demitido por Bolsonaro
Decisão foi anunciada no Twitter pelo agora ex-ministro e confirmada por um Bolsonaro abatido. “Foi um divórcio consensual”, disse presidente

No hay comentarios: