martes, 28 de abril de 2020

Acusações de Sergio Moro contra Bolsonaro serão investigadas, autoriza STF | Brasil | EL PAÍS Brasil

Acusações de Sergio Moro contra Bolsonaro serão investigadas, autoriza STF | Brasil | EL PAÍS Brasil

Acusações de Sergio Moro contra Bolsonaro serão investigadas, autoriza STF

Celso de Mello, decano da Corte, atendeu a pedido de procurador-geral, Augusto Aras, que também deixou a porta aberta para acusar ex-ministro. Ex-juiz da Lava Jato terá de depor


Jair Bolsonaro será investigado por suposta interferência política na Polícia Federal. Foi o que decidiu, passadas as 22h desta segunda-feira, o decano do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello. O ministro recebeu na última sexta-feira o pedido da Procuradoria-Geral da República, baseado nas declarações de Sergio Moro ao pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A autorização do Supremo joga os holofotes da crise para o procurador-geral, Augusto Aras, indicado por Bolsonaro em setembro passado e questionado até pelos pares pelo alinhamento com o presidente. No documento em que solicitava a abertura da investigação, Aras sinalizou que tanto Bolsonaro quanto Moro poderiam estar cometendo crimes, a depender da apuração.
Já nesta madrugada foram definidos os nomes para ocupar cargos-chave para conduzir essa crise. Bolsonaro escolheu André Luiz Mendonça, que era advogado-geral da União, para chefiar o Ministério da Justiça no lugar de Moro. Já o novo diretor-geral da Polícia Federal, em substituição a Maurício Valeixo, que era indicação de Moro, será o delegado Alexandre Ramagem, que comandava a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Ramagem é amigo dos filhos do presidente.
Enquanto os olhares se voltam para as denúncias e disputas no cerne do poder em Brasília, o país ainda não sabe qual é a sua capacidade total de leitos de terapia intensiva disponíveis para tratar os pacientes mais graves com a covid-19. A reportagem de Beatriz Jucá explica que, sem transparência sobre fila de UTIs  —no Rio já são 326 pacientes graves aguardando tratamento intensivo— famílias entram com ações judiciais para obter leitos.
A reportagem especial da jornalista e escritora Eliane Brum mostra o aumento avassalador de suicídios de adolescentes em Altamira, a cidade mais violenta da Amazônia. Nos quatro primeiros meses do ano, o número de pessoas que tiraram a própria vida na cidade que avizinha a unsina de Belo Monte já é quase o triplo da média anual do Brasil. Brum explica que a principal hipótese apontada pelos profissionais de saúde e pelos representantes de grupos que se mobilizaram para enfrentar a tragédia é a desestruturação causada pela construção da hidrelétrica de Belo Monte.

STF autoriza inquérito para investigar acusações de Moro contra Bolsonaro

STF autoriza inquérito para investigar acusações de Moro contra Bolsonaro
Decano do Supremo atendeu a pedido de procurador-geral, que também deixou a porta aberta para acusar o ex-ministro da Justiça

No hay comentarios: