martes, 21 de enero de 2020

Ser preterido em oportunidades de emprego por viver longe do centro de São Paulo | Brasil | EL PAÍS Brasil

Ser preterido em oportunidades de emprego por viver longe do centro de São Paulo | Brasil | EL PAÍS Brasil

Qual a relação entre transporte público e desigualdade em São Paulo? Pesquisa do Ipea tem algumas pistas. Na capital paulista, ricos têm 9,5 vezes mais chances de se deslocar a pé ao trabalho. O dado faz parte de um estudo do Ipea que mostra a relação entre desigualdade e falta de oferta de transporte público em grandes cidades. A reportagem de Felipe Betim detalha as descobertas dos pesquisadores e colhe os relatos de profissionais que vivem em diferentes pontos da megalópole.  “Nas minhas últimas entrevistas, querem saber a quantidade de condução que pego, quanto tempo demoro, o que vou fazer se tem greve...", conta Eduardo Gomes, 41 anos, que é contador e vive em Itaquera (zona leste) com seus pais.
 No campo da educação, a falha identificada no primeiro Enem da era Bolsonaro tirou o sono nos últimos dias de quase 6.000 estudantes e contribuiu para o desgate do ministro Abraham Weintraub à frente da Educação, uma pasta que enfrenta descontinuidade administrativa e troca de postos-chave desde o início da gestão. A reportagem de Afonso Benites detalha o caso e remonta as turbulências enfrentadas pela gestão do Inep, responsável por organizar a prova, que chegou a passar cinco meses sem qualquer dirigente no cargo máximo da entidade.
Também nesta edição, artigo de Carla Jiménez, diretora do EL PAÍS Brasil, analisa a relação dos procuradores da Operação Lava Jato com a imprensa, à luz das revelações do The Intercept Brasil. Nesta terça, reportagem do site mostrou como Deltan Dallagnol defendeu preterir o EL PAÍS para beneficiar outro veículo tido como "aliado" num pedido corriqueiro de informação. "O poder requer pessoas de visão abrangente, além de humildade e responsabilidade. Vão mexer com vidas, valores e o imaginário de uma nação. Ouvir o que não se gosta é um presente, senhor procurador", escreve.
Ser preterido em ofertas de emprego por viver longe do centro de São Paulo

Ser preterido em ofertas de emprego por viver longe do centro de São Paulo
Estudo do Ipea mostra a relação entre desigualdade e falta de oferta de transporte público em grandes cidades. Na capital paulista, ricos têm 9,5 vezes mais chances de se deslocar a pé ao trabalho

No hay comentarios: