Qual a relação entre transporte público e desigualdade em São Paulo? Pesquisa do Ipea tem algumas pistas. Na capital paulista, ricos têm 9,5 vezes mais chances de se deslocar a pé ao trabalho. O dado faz parte de um estudo do Ipea que mostra a relação entre desigualdade e falta de oferta de transporte público em grandes cidades. A reportagem de Felipe Betim detalha as descobertas dos pesquisadores e colhe os relatos de profissionais que vivem em diferentes pontos da megalópole. “Nas minhas últimas entrevistas, querem saber a quantidade de condução que pego, quanto tempo demoro, o que vou fazer se tem greve...", conta Eduardo Gomes, 41 anos, que é contador e vive em Itaquera (zona leste) com seus pais.
No campo da educação, a falha identificada no primeiro Enem da era Bolsonaro tirou o sono nos últimos dias de quase 6.000 estudantes e contribuiu para o desgate do ministro Abraham Weintraub à frente da Educação, uma pasta que enfrenta descontinuidade administrativa e troca de postos-chave desde o início da gestão. A reportagem de Afonso Benites detalha o caso e remonta as turbulências enfrentadas pela gestão do Inep, responsável por organizar a prova, que chegou a passar cinco meses sem qualquer dirigente no cargo máximo da entidade.
Também nesta edição, artigo de Carla Jiménez, diretora do EL PAÍS Brasil, analisa a relação dos procuradores da Operação Lava Jato com a imprensa, à luz das revelações do The Intercept Brasil. Nesta terça, reportagem do site mostrou como Deltan Dallagnol defendeu preterir o EL PAÍS para beneficiar outro veículo tido como "aliado" num pedido corriqueiro de informação. "O poder requer pessoas de visão abrangente, além de humildade e responsabilidade. Vão mexer com vidas, valores e o imaginário de uma nação. Ouvir o que não se gosta é um presente, senhor procurador", escreve.
Ser preterido em ofertas de emprego por viver longe do centro de São Paulo |
Estudo do Ipea mostra a relação entre desigualdade e falta de oferta de transporte público em grandes cidades. Na capital paulista, ricos têm 9,5 vezes mais chances de se deslocar a pé ao trabalho |
No hay comentarios:
Publicar un comentario