jueves, 21 de noviembre de 2019

Mil denúncias rompem o silêncio sobre abuso de menores na Igreja da América Latina | Internacional | EL PAÍS Brasil

Mil denúncias rompem o silêncio sobre abuso de menores na Igreja da América Latina | Internacional | EL PAÍS Brasil

ABUSOS NA IGREJA CATÓLICA

Mil denúncias rompem o silêncio sobre abuso de menores na Igreja da América Latina

ONG apresenta primeiro relatório abrangente com casos reportados no México, Chile, Argentina e Colômbia. Dossiê diz que documento interno do Vaticano sobre violações no Brasil não foi investigado

Madri 20 NOV 2019 - 18:08 ART


A escravidão existe desde o início da história humana, mas só atingiu uma escala industrial quando colonos europeus levaram à força 12,5 milhões de africanos para a América. O resultado desse processo é que, pela primeira vez, a cor negra da pele se torna sinônimo de sujeito escravizado. As duas constatações estão no livro Escravidão, de Laurentino Gomes, conhecido pelos best-sellers 18081822 e 1889. Em entrevista ao EL PAÍS publicada nesta quarta-feira, Dia da Consciência Negra, ele afirma que o Brasil precisa de uma segunda abolição, "já que a maioria da população pobre é negra, sem acesso à educação, saúde e empregos decentes". "Se você quiser entender o país em uma dimensão mais profunda, precisa estudar a escravidão. Tudo que fomos no passado, o que somos hoje e que nós gostaríamos de ser no futuro tem a ver com isso", afirmou.
Ainda em nossa cobertura especial sobre o tema, uma reportagem de Joana Oliveira retrata a Amazônia negra. Cerca de 150 das mais de 3.500 comunidades quilombolas do Brasil estão na floresta, em territórios que vivem sob a pressão de deputados estaduais e federais do Amapá em busca de territórios. "Hoje em dia, os maiores invasores são os caras grandes da política do Amapá", diz a líder quilombola Isis Tatiane da Silva.
Nesta edição também trazemos uma reportagem de Iñigo Domínguez sobre os abusos cometidos pela Igreja Católica da América Latina. Um relatório produzido pela Child Rights International Network (CRIN), ONG britânica referência na defesa dos direitos das crianças, reporta mais de 1.000 queixas de casos no México, Chile, Argentina e Colômbia. Há outros países em que o problema ainda não apareceu oficialmente, como Cuba, Equador, Honduras e o Brasil, onde há uma referência nunca aprofundada: um relatório interno do Vaticano em 2005 estimou que um em cada dez padres brasileiros estava envolvido em casos de abuso.
Denúncias retratam o abuso de crianças e jovens na Igreja da América Latina

Denúncias retratam o abuso de crianças e jovens na Igreja da América Latina
ONG apresenta relatório com casos reportados na região. Dossiê diz que documento interno do Vaticano sobre violações no Brasil não foi investigado

No hay comentarios: