domingo, 24 de noviembre de 2019

Decretado toque de recolher em Bogotá depois de protestos em massa | Internacional | EL PAÍS Brasil

Decretado toque de recolher em Bogotá depois de protestos em massa | Internacional | EL PAÍS Brasil

A onda de protestos e mal-estar que varre a América Latina agora chega de vez à Colômbia. Um dia depois de uma grande mobilização tomar o país, em meio à queda de popularidade do conservador Iván Duque, Bogotá decretou toque de recolher, e o presidente anunciou que colocará o Exército nas ruas, em patrulhas mistas com a polícia, para garantir a ordem pública. A capital se dividiu entre dois sons sobrepostos: os panelaços de cidadãos, que se repetiram na sexta-feira, e os das granadas de atordoamento da polícia, que enfrentou durante todo o dia atos de vandalismo e saques que causaram o caos, especialmente no sul da cidade. "Devemos rejeitar categoricamente qualquer forma de violência", disse o presidente Duque em uma mensagem televisionada no início da noite da sexta. Ainda não se sabe quanto fôlego os atos terão, mas chama a atenção, como no Chile, a ampla adesão a eles em uma Bogotá normalmente segregada.
Já no Brasil, a comoção é pelo luto. Morreu nesta sexta-feira um dos rostos mais emblemáticos da TV do país, o apresentador Gugu Liberato. Aos 60 anos, a estrela da Record sofreu um acidente doméstico em Orlando, nos EUA, teve um sangramento intracraniano e não resistiu aos ferimentos. Na noite de sexta, as redes sociais se encheram de homenagens ao apresentador, que mudou a cara da TV nos anos 90 no comando de seu programa de auditório, o Domingo Legal.
Nossa edição especial de fim de semana também se volta à maré rubro-negra que toma conta de Lima, no Peru, onde acontece a final da Libertadores. O Flamengo aposta em seu melhor time em anos para tentar repetir o feito de Zico e levar a taça continental contra o River Plate. O repórter Breiller Pires analisa as chances da equipe, à sombra da maior tragédia de sua história, o incêndio que matou dez atletas de base em fevereiro. Parte das famílias ainda ainda luta por indenizações e o tema foi parar até nas arquibancadas. A equipe do EL PAÍS comentará a partida em tempo real.
Protestos se intensificam na Colômbia, e Duque coloca o Exército nas ruas

Protestos se intensificam na Colômbia, e Duque coloca o Exército nas ruas
Bogotá decretou toque de recolher depois de atos de vandalismo acontecerem em algumas áreas. Manifestações foram dispersadas com gás lacrimogêneo

No hay comentarios: