viernes, 22 de noviembre de 2019

Com cartuchos de munição e número 38, Bolsonaro lança partido à sua medida | Brasil | EL PAÍS Brasil

Com cartuchos de munição e número 38, Bolsonaro lança partido à sua medida | Brasil | EL PAÍS Brasil



Um locutor faz piadas preconceituosas. Um quadro com cartuchos de munição forma o nome do futuro partido. E militantes vestem camisetas em homenagem ao torturador da ditadura militar Carlos Alberto Brilhante Ustra. As cenas emolduraram a primeira convenção nacional da Aliança pelo Brasil, o partido de extrema direita criado por Jair Bolsonaro a sua medida. Antes de participar do encontro em Brasília, o presidente tomou outro passo repleto de simbolismo: reenviou ao Congresso um projeto que amplia a isenção de punição para policiais e militares que matarem em serviço. O repórter Afonso Benites analisa as dificuldades que a nova sigla terá para poder concorrer às eleições municipais de 2020 e como sua criação estressa ainda mais a peculiar relação do atual Governo com o Congresso. Se a sigla vingar, será uma experiência inédita para os radicais de direita no Brasil. “Antes só tivemos o integralismo, mas era residual, sem expressão política”, explicou o professor Carlos Ranulfo Melo, citando o movimento do começo do século 20.
Na Colômbia, milhares de pessoas saíram às ruas em todo o país nesta quinta-feira para expressar sua insatisfação com o Governo conservador de Iván Duque. A reportagem dos correspondentes Santiago Torrado e Catalina Oquendo conta que a atmosfera de medo que antecedeu os protestos após batidas policiais contra grupos de artistas e meios de comunicação, além da presença de soldados nas ruas de Bogotá, contrasta com o ambiente festivo e, de maneira geral, tranquilo, que marcou as mobilizações.
No mundo do futebol, duas realidades opostas se chocam ao expressar as emoções de 2019 para o Flamengo. De um lado, o time avassalador que investiu mais de 200 milhões de reais em reforços pode se sagrar campeão brasileiro e da América neste fim de semana e, com os cofres turbinados por premiações, bater o recorde de faturamento de sua história. Do outro, a instituição abalada pelas repercussões do incêndio que matou dez jovens em seu centro de treinamento, no início de fevereiro. A reportagem de Breiller Pires conta como, apesar do sucesso da equipe de Jorge Jesus, Gabigol e companhia, a sombra da tragédia não se descola da imagem do clube nem da cúpula rubro-negra.


Com cartuchos de munição e o número 38, Bolsonaro lança seu próprio partido

Com cartuchos de munição e o número 38, Bolsonaro lança seu próprio partido
No dia do lançamento, presidente envia a Congresso projeto para isentar policiais e militares de punição por homicídio. Nova sigla dificilmente valerá para 2020
Sigla testa relação com Congresso
Com partido, Bolsonaro aprofunda distância do presidencialismo de coalizãoAposta de Bolsonaro em sigla própria de ultradireita testa relação com Congresso | Brasil | EL PAÍS Brasil

No hay comentarios: