Eduardo Bolsonaro, o herdeiro 03 do presidente da República, começou a semana com a vitória de um round estratégico na guerra do PSL, seu partido. Desde que uma vertiginosa crise irrompeu na legenda na última semana, o presidente Jair Bolsonaro lutou com todas armas políticas disponíveis para colocá-lo na liderança do partido na Câmara. O clã sofreu uma derrota na semana passada, quando Eduardo não conseguiu a quantidade de assinaturas necessárias para a mudança, mas, nesta segunda, ele acabou saindo vitorioso, quando seu rival na disputa, delegado Waldir, entregou seu cargo. A correspondente no Brasil, Naiara Galarraga Gortázar, faz um perfil das últimas movimentações do terceiro filho do presidente.
Suely Vaz de Araújo, urbanista, advogada e ambientalista, presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) entre 2016 e 2019, durante o Governo de Michel Temer (MDB). Nos primeiros dias de janeiro, se desentendeu publicamente com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e deixou o cargo. Em entrevista ao EL PAÍS, ela explica como o Governo Bolsonaro tem agido para promover o que afirma ser um desmonte das políticas ambientais, sem colocar qualquer nova ação no lugar. "Tem governos com avanços e outros com retrocessos, mas existiu um movimento geral de construção ao longo dos anos. Esse Governo quer romper e reformular tudo, mas ainda não estruturou nada", afirma a ex-presidenta do Ibama, na conversa com o repórter Felipe Betim. Ela também ressalta que o ministério, ao qual era ligada, demora a agir na crise de contaminação por óleo nas praias do Nordeste e não acionou o plano nacional de contingência.
O aprofundamento da crise ambiental, aliás, já chegou aos gramados dos estádios. Nesta segunda-feira, o Esporte Clube Bahia entrou em campo exibindo seu indefectível uniforme tricolor, mas com um detalhe diferente. As camisas dos jogadores estamparam manchas escuras, representando um protesto do clube contra o vazamento de óleo que assola as praias de todo o litoral nordestino. A reportagem de Breiller Pires explica os detalhes da ação e conta que o material manchado será leiloado pela equipe baiana, com renda revertida para ajudar os trabalhos voluntários de limpeza das praias contaminadas no Estado.
Eduardo Bolsonaro vence um ‘round’ na guerra do PSL |
Deputado será líder do partido. Crise pode se tornar oportunidade para enterrar os planos do Planalto de enviá-lo a Washington |
No hay comentarios:
Publicar un comentario