Eduardo Bolsonaro, o herdeiro 03 do presidente da República, começou a semana com a vitória de um round estratégico na guerra do PSL, seu partido. Desde que uma vertiginosa crise irrompeu na legenda na última semana, o presidente Jair Bolsonaro lutou com todas armas políticas disponíveis para colocá-lo na liderança do partido na Câmara. O clã sofreu uma derrota na semana passada, quando Eduardo não conseguiu a quantidade de assinaturas necessárias para a mudança, mas, nesta segunda, ele acabou saindo vitorioso, quando seu rival na disputa, delegado Waldir, entregou seu cargo. A correspondente no Brasil, Naiara Galarraga Gortázar, faz um perfil das últimas movimentações do terceiro filho do presidente.
Suely Vaz de Araújo, urbanista, advogada e ambientalista, presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) entre 2016 e 2019, durante o Governo de Michel Temer (MDB). Nos primeiros dias de janeiro, se desentendeu publicamente com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e deixou o cargo. Em entrevista ao EL PAÍS, ela explica como o Governo Bolsonaro tem agido para promover o que afirma ser um desmonte das políticas ambientais, sem colocar qualquer nova ação no lugar. "Tem governos com avanços e outros com retrocessos, mas existiu um movimento geral de construção ao longo dos anos. Esse Governo quer romper e reformular tudo, mas ainda não estruturou nada", afirma a ex-presidenta do Ibama, na conversa com o repórter Felipe Betim. Ela também ressalta que o ministério, ao qual era ligada, demora a agir na crise de contaminação por óleo nas praias do Nordeste e não acionou o plano nacional de contingência.
O aprofundamento da crise ambiental, aliás, já chegou aos gramados dos estádios. Nesta segunda-feira, o Esporte Clube Bahia entrou em campo exibindo seu indefectível uniforme tricolor, mas com um detalhe diferente. As camisas dos jogadores estamparam manchas escuras, representando um protesto do clube contra o vazamento de óleo que assola as praias de todo o litoral nordestino. A reportagem de Breiller Pires explica os detalhes da ação e conta que o material manchado será leiloado pela equipe baiana, com renda revertida para ajudar os trabalhos voluntários de limpeza das praias contaminadas no Estado.
| Eduardo Bolsonaro vence um ‘round’ na guerra do PSL |
| Deputado será líder do partido. Crise pode se tornar oportunidade para enterrar os planos do Planalto de enviá-lo a Washington |


No hay comentarios:
Publicar un comentario