miércoles, 8 de enero de 2020

Irã responde aos EUA com um ataque com mísseis a duas bases no Iraque | Internacional | EL PAÍS Brasil

Irã responde aos EUA com um ataque com mísseis a duas bases no Iraque | Internacional | EL PAÍS Brasil

O Irã reagiu aos Estados Unidos na noite desta terça-feira, disparando uma série de mísseis em duas bases aéreas no Iraque onde tropas dos EUA estão posicionadas, incluindo a de Ain Al Asad, no oeste do país, como confirmado pelo Pentágono. O ataque, segundo a televisão oficial iraniana, é uma resposta à execução do poderoso general iraniano Qasem Soleimani em Bagdá na sexta-feira passada, o que desencadeou a tensão na região. O ataque ocorre horas após a multidão se despedir do general Soleimani nas ruas de Kerman, cidade natal do general, no último dia do funeral em sua homenagem. Pelo menos 56 pessoas morreram em uma correria, causada pelo influxo maciço. Apesar de Kerman ter sido um dos centros dos protestos dos últimos meses pelo aumento dos preços do combustível, duramente reprimidos pela mesma Guarda Revolucionária a qual Soleimani pertencia, sua população se transformou na terça-feira em uma só voz para dar o último adeus ao seu filho pródigo e pedir “vingança” contra a ação dos EUA. Já nos EUA, a surpresa inicial pelo assassinato seletivo de Soleimani colocou sobre a mesa de uma maneira especialmente crua o debate latente e não resolvido há duas décadas sobre “a guerra contra o terrorismo”, a base legal criada pela Administração de George W. Bush para responder aos ataques de 11 de setembro de 2001.
Na Espanha, o novo Governo esquerdista assume sem maioria absoluta e com o desafio de taxar mais ricos e suavizar reforma trabalhista. A reportagem de José Manuel Romero explica como o futuro imediato do novo executivo está condicionado pela negociação sobre o futuro da Catalunha e a aprovação do Orçamento de 2020.
Em uma entrevista devastadora, Paul Kingsnorth, autor de Confessions of a Recovering Environmentalist (confissões de um ecologista sob reabilitação), conta sobre como dedicou seus primeiros 20 anos de atividade à causa ecológica até que, por volta de 2007, percebeu que era tudo em vão: caminhamos rumo ao nosso ecocídio. Ele argumenta que de nada adianta abraçar o ecologismo, pois este foi absorvido pelo capitalismo. A mudança climática está em marcha, a extinção das espécies avança inexoravelmente, e nós não desejamos conter esses processos.
Irã responde aos EUA com um ataque com mísseis a duas bases no Iraque

Irã responde aos EUA com um ataque com mísseis a duas bases no Iraque
O bombardeio aumenta a tensão no Oriente Médio após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani na última sexta-feira

No hay comentarios: