miércoles, 15 de enero de 2020

HRW cobra de Moro inclusão da Amazônia nas políticas de combate ao crime organizado | Brasil | EL PAÍS Brasil

HRW cobra de Moro inclusão da Amazônia nas políticas de combate ao crime organizado | Brasil | EL PAÍS Brasil

A Amazônia, cenário histórico de disputas de terra, viu seus conflitos se agravarem no último ano e ardeu em incêndios criminosos. Tal conjuntura colocou a região em destaque no 30º relatório mundial da Human Rights Watch (HRW), ONG internacional que atua em defesa aos direitos humanos. Embora o Brasil já fosse considerado o país mais perigoso do mundo para ambientalistas antes de o presidente Jair Bolsonaro assumir o poder, a entidade afirma em seu texto, publicado nesta terça-feira, que a atual política ambiental brasileira dá “carta branca” às redes criminosas que atuam na região e requer que o problema não seja tratado apenas na esfera ambiental. A HRW afirma que já tem um encontro marcado com Sergio Moro e com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para discutir como combater a criminalidade na floresta.
De Maceió, a repórter Marina Rossi conta a história de uma região inteira que corre o risco de desaparecer por conta da mineração. Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a exploração de sal-gema pela Braskem em bairros da capital alagoana colocou os moradores em risco e a ordem é que cerca de 30.000 pessoas abandonem as casas. É o caso de José Jânio Profério da Silva, 49 anos, cuja residência está rachada ao meio. A petroquímica fechou um acordo bilionário de indenização, mas não reconhece responsabilidade pelos danos.
Na Inglaterra, o duque e a duquesa de Sussex anunciaram na semana passada em um comunicado que estavam “dando um passo atrás” como membros da casa real britânica e que trabalhariam para ser economicamente independentes. Mas de onde, afinal, sai o dinheiro da família real britânica, uma fortuna que até então pagou a conta deles? O correspondente em Londres, Rafa de Miguel, explica que o patrimônio equivalente a 78 milhões de reais é composto por imóveis, direitos de mineração e vem até de cobrança de taxas para eventos.
HRW cobra de Moro inclusão da Amazônia nas políticas de combate ao crime organizado



HRW cobra de Moro inclusão da Amazônia nas políticas de combate ao crime organizado
Relatório anual da ONG internacional afirma que política ambiental de Bolsonaro deu “carta branca” às redes criminosas que atuam na destruição da floresta e pede sua inclusão nas políticas de segurança

No hay comentarios: