jueves, 19 de diciembre de 2019

Câmara aprova processo de impeachment de Trump, que será julgado pelo Senado dos EUA | Internacional | EL PAÍS Brasil

Câmara aprova processo de impeachment de Trump, que será julgado pelo Senado dos EUA | Internacional | EL PAÍS Brasil

Donald Trump será o terceiro presidente da história norte-americana a ser submetido a um processo de impeachment. Uma Câmara dos Deputados totalmente dividida aprovou levar Trump a julgamento no Senado por abuso de poder e obstrução do Congresso após um escândalo sobre a suposta pressão da Casa Branca sobre a Ucrânia para obter benefícios eleitorais. "Os fundadores da Constituição planejaram remover um presidente em caso de 'crimes graves ou delitos'. Seus herdeiros a transformaram em uma guerra sem quartel", escreve a correspondente em Washington Amanda Mars. Ela conta que, da mesma forma que o placar desta quarta era esperado contra o presidente, a batalha marcada para janeiro deve terminar com Trump como vencedor num Senado dominado pelos republicanos. 
No Brasil, o dia foi agitado pelos novos passos da investigação que mira Flávio Bolsonaro, o filho primogênito do presidente. O Ministério Público do Rio cumpriu mandados de busca e apreensão em vários endereços ligados ao senador e a seu ex-assessor, Fabrício Queiroz. Um dos locais foi uma fraquia de chocolates administrada por Flávio, investigada sob suspeita de lavagem de dinheiro. O repórter Daniel Haidar conta que a unidade chamou a atenção das autoridades porque, ao contrário da concorrência do ramo, o pico de faturamento não acontecia na Páscoa.
Também nesta edição, uma reportagem sobre Dois Papas, o filme de Fernando Meirelles sobre Bento XVI e Francisco que estreia na Netflix nesta sexta-feira. De Madri, Gregorio Belinchón escreve sobre o debate provocado pela obra: ela adoça ou reflete fielmente a política do Vaticano? O jornalista participou de uma conversa em Madri na qual o diretor de Cidade de Deus não escondeu seu papa preferido: "Para mim, o tema central de Dois Papas é a atual polarização e a necessidade de tolerância”.
Impeachment nos Estados Unidos: Senado julgará Donald Trump

Impeachment nos Estados Unidos: Senado julgará Donald Trump
O presidente norte-americano é acusado de abuso de poder e obstrução. Será o terceiro da história a passar pelo processo, mas deve ser absolvido

No hay comentarios: