O Brasil superou a marca das 1.000 mortes pelo novo coronavírus nesta sexta-feira (10), mesmo dia em que o mundo ultrapassou os 100.000 óbitos causados pela doença. Mas, apesar da alta constante dos números, a adesão ao isolamento social, medida apontada por especialistas como a mais eficaz para evitar a disseminação do vírus, tem diminuído em São Paulo, Estado que concentra mais casos no país, com 540 óbitos. Segundo os dados do Governo do Estado, o índice de isolamento na última quinta-feira, véspera de feriado, foi de 47%, enquanto especialistas que ancoram as decisões da gestão estadual afirmam que é preciso uma adesão de 70% para trazer resultados mais efetivos e achatar a curva epidemiológica.
O Governo federal também enfrenta os desafios que avizinham o pico de contágio por coronavírus, previsto pelo Ministério da Saúde para as semanas entre abril e maio. A reportagem de Joana Oliveira explica que o Brasil ainda não conseguiu pactuar uma coordenação entre SUS e rede privada para ampliar a capacidade de assistência e o número de leitos hospitalares, principalmente de UTIs.
Diante da paralisação dos campeonatos nacionais e internacionais por causa da pandemia de coronavírus, os fãs de futebol e torcedores mais fanáticos têm encontrado nas reprises de partidas históricas um refúgio não apenas para suprir a abstinência de bola rolando, mas também para preencher a rotina no tempo livre da quarentena, conta Breiller Pires. Neste domingo, a Globo volta a transmitir futebol no horário tradicional da tarde, às 16h, apostando no saudosismo dos tempos áureos da seleção brasileira para alavancar a audiência.
Ainda nesta edição, o historiador italiano Aldo Schiavone desterra mitos sobre Poncio Pilatos e diz que é inverossímil que ele tenha lavado as mãos. Para Schiavone, o governador que julgou Jesus se viu metido num imbróglio que punha em risco os complexos equilíbrios políticos de um país revoltoso e cuja cultura lhe parecia bárbara e incompreensível.
Brasil ultrapassa as 1.000 mortes, enquanto adesão ao isolamento diminui em São Paulo, epicentro da doença |
País registra um total de 19.638 contágios e 1.056 mortes pela doença, segundo dados desta sexta-feira. Monitoramento de celulares mostra que em São Paulo só 47% cumpriram quarentena na véspera do feriado |
No hay comentarios:
Publicar un comentario