martes, 17 de septiembre de 2019

Petróleo: Ataque na Arábia Saudita, um teste de estresse para a Petrobras | Economia | EL PAÍS Brasil

Petróleo: Ataque na Arábia Saudita, um teste de estresse para a Petrobras | Economia | EL PAÍS Brasil



Os ataques atribuídos a drones na maior instalação de processamento de petróleo na Arábia Saudita, no sábado, fizeram os preços do petróleo dispararem quase 20% nesta segunda-feira. Os Estados Unidos, aliados dos sauditas, acusaram o Irã de estar por trás dos ataques, o que elevou a tensão entre os dois países. Os iranianos negam, no entanto, participação na ofensiva. No Brasil, a forte alta será uma prova de fogo para avaliar se a Petrobras poderá ou não manter a política adotada há alguns anos de alinhamento do preço dos combustíveis no mercado doméstico às oscilações internacionais. A primeira reação do Governo Bolsonaro foi de sinalizar, especialmente ao estratégico grupo dos caminhoneiros, que não haverá mudança imediata de preços. A reportagem é de Heloísa Mendonça.
Em meio a crescente tensão no Oriente Médio, Israel vai às urnas pela segunda vez em menos de seis meses nesta terça-feira. As pesquisas entregam a Avigdor Lieberman a chave da governabilidade de Israel, com 10 cadeiras para seu partido Israel Nossa Casa, duas vezes mais que nas eleições de abril, frente ao empate técnico entre o bloco conservador e o de centro-esquerda articulado à lista dos partidos árabes. Lieberman, antigo assistente político do atual primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, ganhou relevância ao desafiar seu mentor e defender um Governo de unidade nacional. A reportagem do correspondente Juan Carlos Sanz explica os detalhes da disputa que pode ser marcada pelo ressurgimento de Netanyahu —aguardado pelo procurador-geral para depor em inquérito de corrupção dentro de três semanas— ou seu melancólico enterro na oposição.
Enquanto isso, no Brasil, a professora Duda Salabert, celebrada pela votação expressiva que obteve em seu pleito ao Senado, saiu do PSOL acusando o partido de transfobia. Em um encontro com Ciro Gomes, ouviu do terceiro colocado na eleição presidencial que o partido a espera “com tapete vermelho estendido”. O pedetista, que fez declaração recente criticando o PT por se "refugiar no identitarismo" e não entender o Brasil evangélico, fez questão de comparecer ao evento de sua filiação nesta segunda-feira, em Belo Horizonte. Para dar entrevista ao EL PAÍS, ela encontrou uma brecha na agenda dividida entre o ativismo político e os cuidados com a sua primeira filha, Sol, nascida em junho. A reportagem é de Breiller Pires.
Ataque na Arábia Saudita, um teste de estresse para a Petrobras

Ataque na Arábia Saudita, um teste de estresse para a Petrobras
Na TV, Bolsonaro afirma que não haverá repasse imediato no preço dos combustíveis. Bombardeio é novo fator de instabilidade para setor

No hay comentarios: