miércoles, 4 de marzo de 2020

Rede de ‘fake news’ via WhatsApp é ativada para mobilizar base bolsonarista contra Congresso | Brasil | EL PAÍS Brasil

Rede de ‘fake news’ via WhatsApp é ativada para mobilizar base bolsonarista contra Congresso | Brasil | EL PAÍS Brasil



Apoiadores do Governo Bolsonaro voltaram a usar a tática de disseminar notícias falsas e factoides para mobilizar o núcleo duro de seus seguidores contra um suposto inimigo. Com o aval de Bolsonaro, que disseminou um vídeo sobre o tema, o Legislativo entrou na mira dos atos convocados para o dia 15 de março, cujas pautas incluem até o fechamento da Casas parlamentares via intervenção militar. Oficialmente, nem movimentos nem parlamentares que apoiam a mobilização pró-Governo falam em investida contra o Parlamento. Pelo contrário, buscam costurar um delicada negociação que tem como pano de fundo o orçamento impositivo. Ao longo desta terça-feira havia um acordo entre parlamentares e o Governo para manter o veto de Bolsonaro à lei que transferia do Executivo para o Legislativo a gerência sobre 30,1 bilhões de reais do Orçamento da União. Ele seria votado na sessão conjunta do Congresso ao longo do dia, mas não foi. Gil Alessi e Afonso Benites explicam o imbróglio.
Neste mesmo Senado, quase 200 anos atrás, os parlamentares aprovavam a primeira grande lei educacional do Brasil, que determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. Em matemática, as garotas tinham menos lições do que os garotos. O Visconde de Cayru foi um dos defensores de que o currículo de matemática das garotas fosse o mais enxuto possível. Nas palavras dele, o “belo sexo” não tinha capacidade intelectual para ir muito longe. A reportagem de Ricardo Westin, da Agência Senado, faz parte da série Arquivo S e da cobertura especial de 8 de março —Dia Internacional da Mulher.
Nos Estados Unidos, a união dos democratas moderados deu frutos para a Superterça das primárias democratas, a crucial jornada com mais votações estaduais em todo o processo de escolha do candidato presidencial do partido. Joe Biden, que foi vice-presidente no governo de Barack Obama, conseguiu conter a onda de Bernie Sanders com vitórias em 9 dos 14 Estados em jogo, colocando-se como uma alternativa mais do que sólida contra o senador esquerdista de Vermont. Biden conseguiu troféus valiosos, como Texas, Virgínia e Massachusetts, mostra a cobertura em tempo real das projeções. Sanders lidera no Estado mais populoso e influente, a Califórnia.
Nas próximas semanas, o EL PAÍS passará por uma das mudanças mais importantes de sua história. O jornal implantará um modelo de assinatura digital com o objetivo de se tornar sustentável e com vistas ao futuro de um jornalismo profissional, de alta qualidade e com alcance global. Nesta edição, Soledad Gallego-Díaz, diretora do EL PAÍS, escreve sobre os desafios do jornalismo e as transformações na forma de produzir notícias. "Em abril de 1976, uma campanha de publicidade meio estranha apareceu em dezenas de cartazes nas principais cidades da Espanha. Dizia: 'Fazer o PAÍS não é fácil' e jogava com duas ideias: a Espanha, no início do seu processo de transição para a democracia, estava experimentando uma mudança difícil e radical, e o EL PAÍS, um novo jornal, nascia. Não iria ser fácil. Agora, em março de 2020, quase 44 anos depois, escrevo-lhes para dizer outra vez que fazer o EL PAÍS é difícil", escreve. Por enquanto, o EL PAÍS Brasil continua aberto. Num segundo momento, os leitores do Brasil terão um preço diferenciado para acessar somente as notícias em português.


Rede de ‘fake news’ via WhatsApp é ativada em investida contra Congresso



Rede de ‘fake news’ via WhatsApp é ativada em investida contra Congresso
Bolsonaro coloca Parlamento na mira do núcleo mais fiel de seguidores enquanto negocia manutenção de veto a Orçamento Impositivo

No hay comentarios: