O Supremo Tribunal Federal começa a julgar nesta quinta-feira se um condenado em segunda instância deve ou não começar a cumprir sua pena em regime fechado. O voto da ministra Rosa Weber pode definir destino de Lula e quase 5.000 presos. Como tudo que envolve a Lava Jato —e Lula especialmente—, o novo julgamento acirra ainda mais os ânimos no país. Para tentar suavizar a pressão, o presidente do Supremo, Antonio Dias Toffoli, que usou seu poder para recolocar o tema na agenda, já antecipou que o julgamento não terá desfecho nesta terça. . Ainda assim, integrantes da base bolsonarista mostraram alarme, e até tom de intimidação, nas redes sociais. A reportagem de Afonso Benites detalha o cenário e explica o que pode ser esperado da primeira sessão.
Enquanto isso, a oposição denuncia Brasil na ONU por torturas no Pará às vésperas da eleição do Conselho de Direitos Humanos. A reportagem de Felipe Betim explica os possíveis impactos do documento, enviado nesta terça por deputados do PSOL, pede que as autoridades das Nações Unidas se pronunciem de forma urgente sobre as violações em presídios denunciadas pelo MPF. Em coluna o jornalista Jamil Chade destaca que o Brasil tem enormes possibilidades de ser eleito para mais um mandato no Conselho de Direitos Humanos e caberá ao Estado usar tal mandato para fazer avançar a proteção de minorias e grupos vulneráveis. "O medo dos direitos humanos, no fundo, é o medo de que tenham de dar explicações, de investigar, de ser transparentes na busca de criminosos", escreve.
E, nesta quarta, a propaganda da Coreia do Norte engrandeceu a figura do líder Kim Jong-un ao publicar algumas fotos em tom épico, onde ele aparece montado em um cavalo pelo monte Paektu, um local considerado sagrado no ideário do regime. Especialistas lembram que toda vez que o líder aparece galopando assim, uma grande decisão é anunciada em seguida.
Voto de Rosa Weber pode definir destino de Lula e quase 5.000 presos |
Com tribunal sob pressão e em meio a alarme de bolsonaristas, julgamento começa nesta quinta com previsão de duração de até três sessões |
No hay comentarios:
Publicar un comentario