martes, 8 de octubre de 2019

Pedro Ferreira de Souza: “Há subsídio do Estado para a saúde dos mais ricos no Brasil” | Brasil | EL PAÍS Brasil

Pedro Ferreira de Souza: “Há subsídio do Estado para a saúde dos mais ricos no Brasil” | Brasil | EL PAÍS Brasil



Qual a agenda para diminuir a desigualdade no Brasil? Para responder essa pergunta, o EL PAÍS levou uma bateria de questionamentos ao sociólogo Pedro H.G. Ferreira de Souza, pesquisador do IPEA e autor de um extenso estudo sobre a disparidade de renda nos séculos XX e XXI. O pesquisador, que agora compartilha os dados com a equipe de Thomas Piketty, defende o fim das deduções para gastos com saúde no Imposto de Renda e um aumento no imposto de herança como um caminho para desatar o nó da distribuição de renda no país. Analisa ainda os impactos do abismo da renda para a democracia: "Se 150.000 pessoas, que é o 0,1% mais rico, possuem 10% da renda do país, o acesso dessas pessoas aos mecanismos de poder vai ser muito diferente do camarada que é operário ou camelô. Se você se preocupa com a democracia, então deve se preocupar se o cara consegue converter o capital financeiro dele em influência política. E no Brasil não faltam exemplos de como isso aconteceu", diz, em entrevista a Felipe Betim e Flávia Marreiro.
No Amazonas, a correspondente Naiara Galarraga Gortázar conta sobre como o Brasil vem acelerando a política de interiorização dos migrantes Venezuelanos. Quase 15.000 pessoas já foram enviadas a 250 cidades brasileiras para aliviar a tensão na empobrecida região onde fica a única passagem fronteiriça. 
Nesta edição, trazemos também uma conversa com o psicólogo israelense Tal Ben-Shahar, que lecionou por 25 anos em Harvard, para quem o estresse "é a nova pandemia global". Na avaliação dele, o grande mal do século XXI é que não se busca tempo para o descanso. "As expectativas têm um papel-chave na felicidade. A mais perigosa é acreditar que se pode estar constantemente na crista da onda. A obsessão por ser feliz o tempo todo faz as pessoas se sentirem péssimas."
“A renda dos mais ricos é cada vez mais isenta. A alíquota efetiva do IR cai”

“A renda dos mais ricos é cada vez mais isenta. A alíquota efetiva do IR cai”
Pesquisador do IPEA e autor de premiada tese de doutorado sobre a história da desigualdade no Brasil, Pedro Ferreira de Souza analisa os caminhos de reforma tributária e defende maior taxa sobre herança

No hay comentarios: