martes, 15 de octubre de 2019

O destino de Lula volta, de novo, ao tabuleiro do STF | Brasil | EL PAÍS Brasil

O destino de Lula volta, de novo, ao tabuleiro do STF | Brasil | EL PAÍS Brasil

Sem qualquer aceno anterior, a semana começa com a previsão do julgamento, na quinta-feira, sobre a possibilidade de prender condenados em segunda instância, uma questão que assombra o STF desde 2016, quando a maioria dos ministros considerou que é possível prender antes que todos os recursos se esgotem. Caso os ministros mudem de opinião, o beneficiado mais ilustre seria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por que a prisão em segunda instância será julgada nesta quinta-feira? O presidente do STF, Antonio Dias Toffoli, não é obrigado a justificar ou explicar sua decisão. Um dos maiores poderes do chefe do Poder Judiciário do Brasil é ditar a pauta. Cabe, portanto, especular sobre as razões.
Também trazemos uma entrevista com o israelense Uri Levine, cofundador do Waze, que promoveu mais de uma dúzia de startups de sucesso sem mudar seu estilo de vida. “Criei o Waze para resolver a perda de tempo no trânsito e encontrar rotas alternativas, mas agora vejo que o problema é pior”, disse ao EL PAÍS durante as jornadas Onlife organizadas pelo jornal La Repubblica em Milão. Para Levine, o Waze é mais um exemplo de tecno-otimismo com consequências imprevistas. O empreendedor também imagina soluções que vão além de aplicativos. Sua aposta hoje é, principalmente, convencer as prefeituras a apostar em opções mais radicais: ruas apenas para o transporte público com ônibus menores e mais frequentes, transporte público gratuito. “Um ônibus com apenas 20% de ocupação é uma óbvia ineficiência econômica”, explica ao repórter Jordi Perez.
Ainda nesta edição, você lê o especial sobre o racismo no futebol. O repórter Breiller Pires explica como cúpula da bola, dominada por presidentes e executivos brancos, reproduz preconceitos que dificultam a trajetória de profissionais. Em uma segunda reportagem, ele traz um relato sobre o encontro entre os dois únicos técnicos negros do Brasileirão, que escancaram “Negar e silenciar o racismo é confirmá-lo”.
O destino de Lula volta, de novo, ao tabuleiro do STF



O destino de Lula volta, de novo, ao tabuleiro do STF
Após Toffoli pautar para quinta-feira começo do julgamento da decisão sobre prisão na segunda instância, deputados antecipam debate do tema na Câmara

No hay comentarios: