miércoles, 25 de diciembre de 2019

Ditadura Militar: Reencontro com 1970, o ano do terror em Porto Alegre | Brasil | EL PAÍS Brasil

Reencontro com 1970, o ano do terror em Porto Alegre

Jornalista Antônio Pinheiro Salles volta pela primeira vez ao Rio Grande do Sul 49 anos depois de ser preso pela ditadura militar em Porto Alegre, e visita a Ilha do Presídio, uma das prisões por onde passou ao longo dos nove anos em que esteve sob custódia do regime

Antônio Pinheiro Salles foi um dos presos políticos brasileiros com mais longa estadia na cadeia durante a ditadura militar: foram nove anos na prisão, entre 1970 e 1979, nos quais foi submetido a sessões de tortura que deixaram sequelas visíveis e irreversíveis. Na última sexta-feira 13, o jornalista —hoje com 82 anos— retornou pela primeira vez ao Estado onde foi preso, o Rio Grande do Sul, e visitou 49 anos depois uma das prisões em que esteve sob a custódia do regime militar: a Ilha do Presídio, uma minúscula porção de terra no meio do Lago Guaíba, em Porto Alegre. Acompanhado do filho, da nora, da companheira, e da historiadora que escreve sua biografia, Pinheiro Salles narrava em detalhes o que sua memória trazia à tona sobre cada canto do local. A repórter Naira Hofmeister acompanhou a excursão do jornalista à ilha gaúcha e seu reencontro com companheiros com quem dividiu cela nos anos de chumbo.
E ainda nesta edição, o humorista Gregório Duvivier defende seu Jesus do Porta dos Fundos, personagem do especial natalino para a Netflix, que despertou uma avalanche de críticas e motivou deputados conservadores, entre eles Eduardo Bolsonaro, a pedirem a censura do episódio. “Sempre enfrentamos essas críticas, mas este ano foi diferente, o que diz muito sobre a homofobia no nosso país. No especial natalino do ano passado, Jesus chegava a torturar pessoas e não causou um décimo do escândalo de agora, quando ele só é gay”, afirmou o ator à repórter Joana Oliveira.
E, por fim, um recado: excepcionalmente nesta terça, quarta e quinta-feira não enviaremos a newsletter diária do EL PAÍS. Mas retornamos na sexta-feira, 27, e no sábado, 28, com o informativo semanal. Até lá, continue acompanhando nossas reportagens diárias no nosso site. 
O reencontro de um preso político da ditadura com sua cela, 49 anos depois

O reencontro de um preso político da ditadura com sua cela, 49 anos depois
Jornalista Pinheiro Salles volta pela primeira vez ao Rio Grande do Sul 49 anos depois de ser preso pela ditadura, e visita a Ilha do Presídio, um dos locais por onde passou ao longo dos nove anos em que esteve detido

No hay comentarios: