martes, 10 de diciembre de 2019

China e Bolsonaro transformam a carne em produto quase de luxo no Brasil | Economia | EL PAÍS Brasil

China e Bolsonaro transformam a carne em produto quase de luxo no Brasil | Economia | EL PAÍS Brasil

É um dos assuntos mais comentados no último mês, entrou no debate político, no noticiário e nas sobremesas em família: só se fala da disparada do preço da carne bovina. Nossa edição especial de fim de semana abre com uma reportagem da correspondente Naiara Galarraga Gortázar que explica como a  China e o Governo Bolsonaro transformaram o produto num item quase de luxo no Brasil. O preço da carne teve alta de 8,09% em novembro, o maior impacto individual na inflação. O crescimento na exportação de carne bovina para o país asiático, provocada por uma feroz peste suína e pelos fornecedores que perderam por conta da guerra comercial com os EUA, coincidiu com um aumento na demanda dos brasileiros pelo produto neste fim de ano. O preço, alerta um economista, pode não ter chegado ao pico.
Também nesta edição, o filósofo Vladimir Safatle analisa como o discurso autoritário serve ao projeto econômico do Governo Bolsonaro. "Neoliberais não suportam uma sociedade com contestação. Eles atiram quando o povo mostra seu descontentamento", escreve. Em São Paulo, Gil Alessi escreve sobre a continuidade na repressão a manifestações negras e periféricas no Brasil uma semana após a ação da polícia em durante um baile funk em Paraisópolis que culminou na morte de 9 jovens. Já Joana Oliveira desvenda a Comic Con Experience, a festa ‘geek’ milionária que arrebata a cidade até domingo.
Para ler com calma, uma reportagem de Beatriz Jucá, que viajou ao sertão do Ceará para visitar a fazenda de Rachel de Queiroz, onde a escritora passava longas temporadas todos os anos. Ali, a família Pereira vive desde sua construção, há 65 anos, e agora é quem abre as portas da casa grande aos visitantes e desenha com a própria memória uma nova imagem de “dona Rachel”. "Meu bisavô por parte de pai nasceu na fazenda dos Queiroz, em Fortaleza. A gente tem o dever de manter viva a história da Rachel, e acho que nós estamos inseridos nela”, diz Daniel, o neto da família que deixa sua casa em Quixadá para guiar os turistas.


China e Bolsonaro transformam a carne em produto quase de luxo no Brasil

China e Bolsonaro transformam a carne em produto quase de luxo no Brasil
Exportação de carne bovina para o país asiático cresce ao mesmo tempo que a demanda dos brasileiros pelo produto neste fim de ano

No hay comentarios: